Saúde mental e trabalho em foco na MCO

Na tarde desta quarta-feira (23/10), a ASSUFBA participou da roda de conversa, parte da Semana do(a) Servidor(a), realizada no Ambulatório de Maternidade Climério de Oliveira. Com o tema “Saúde mental e trabalho: Quebrando tabus e tecendo diálogos para o cuidado”, o evento contou com a participação da psicóloga Manuela Menezes, da endocrinologista Dra. Débora Oliveira, do médico do trabalho, Dr. Bruno Matias, e da coordenadora Virgínia, representando o Sindicato.

Logo no início, as servidoras presentes que se sentiram à vontade puderam compartilhar as suas experiências sobre como o trabalho tem impactado a saúde mental. O momento proporcionou descontração, com algumas histórias despertando sorrisos entre os participantes. A psicóloga Manuela ouviu os relatos com muita sensibilidade. Após as falas, a Dra. Débora abordou questões ligadas ao trabalho, dúvidas sobre emissão de atestados médicos e outros assuntos.

Entre os temas discutidos, surgiram dificuldades das servidoras em relação à marcação de férias e uma sensação de desvalorização no ambiente de trabalho. Elas expressaram como a falta de identidade e de reconhecimento impacta o bem-estar. A psicóloga Manuela comentou sobre o que compreendeu de cada relato. “O que percebo na prática, ouvindo vocês, é que esse sofrimento está muito relacionado à dinâmica do setor, ao espaço de trabalho e ao contingente limitado de pessoal. Quando você se sente pertencente a um grupo e tem apoio, todos os efeitos negativos se tornam secundários”.

A psicóloga reforçou a importância da solidariedade e do apoio mútuo entre os(as) servidores(as). “Precisamos nos queixar sim, denunciar e fazer algo com aquele mal-estar que nos incomoda. É por isso que é tão importante a união”, concluiu Manuela.

O médico ginecologista do SMURB, Dr. Bruno Matias, compartilhou as suas experiências na MCO. “Ouvir as vivências de vocês me fez voltar no tempo e relembrar a Climério de antigamente, que carrego com muita memória afetiva”, comentou.

A Coordenadora da ASSUFBA, Virgínia Valadão, também compartilhou as suas reflexões durante a roda de conversa e destacou a competência e o compromisso dos(as) servidores(as) da universidade, especialmente na área de saúde. Com emoção, ela relembrou a sua trajetória e o orgulho que sente em trabalhar na Maternidade Climério de Oliveira.

“Todo servidor que eu conheço nos eventos pelo Brasil que eu participo é o mesmo servidor que encontro aqui, competente, comprometido, que honra o SUS e respeita a população. Sempre quis trabalhar na MCO e me sinto realizada por estar aqui. Eu sempre quis estudar para aplicar o que aprendi para aqueles que não podiam pagar. Por isso, sempre me dediquei ao serviço público”, finalizou.

Ao final da roda de conversa, Virgínia agradeceu pelo convite recebido e presenteou Débora, Bruno e Manuela com uma camisa do Outubro Rosa.

PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!