Servidores(as) da UFRB aprovam delegado à Plenária Nacional da FASUBRA e paralisação no dia 12 de junho

Os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da UFRB aprovaram por ampla maioria os nomes de Geraldo Fentanes (titular) e Elielson Aquino (suplente) para integrar a delegação da Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 13 a 15 de junho, em Brasília (DF). Foram 79% de votos favoráveis, 7% contrários e 14% de abstenções.
A Assembleia Geral Virtual da UFRB, nesta quinta-feira (05/06), também aprovou por ampla maioria (88%) a adesão à Paralisação Nacional orientada pela FASUBRA para o dia 12 de junho. Foram 13% de abstenções e não houve voto contrário.
Embora o Acordo de Greve nº 11/2024 contenha avanços importantes, muitos pontos ficaram de fora, portanto, a categoria precisa estar atenta e participativa para que seja possível construir a melhor estratégia de luta a fim de garantir o cumprimento integral do documento e a recomposição total do orçamento das universidades. A avaliação é da Coordenadora da FASUBRA e da ASSUFBA, Lucimara da Cruz. Ela também informou que em todo o Brasil está sendo implementada a aceleração da progressão por capacitação dos(as) TAE, uma vitória do movimento grevista.
O Coordenador Geral do Sindicato, Edinelvan Lima, lembrou que a jornada de 30h, o reposicionamento dos(as) aposentados(as) e a racionalização dos cargos são questões importantes excluídas do acordo. Ele lembrou que a plenária, entre outras coisas, vai aprovar os critérios de pontuação estabelecidos a partir do levantamento sobre o RSC-TAE, feito pela FASUBRA.
Além do cumprimento do Acordo de Greve, a categoria tem de estar atenta às ameaças que rondam o Congresso Nacional, que tem maioria conservadora. Foi instalado na Câmara dos Deputados o Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, um fantasma que volta a assombrar. Outra medida prejudicial é o fim do RJU (Regime Jurídico Único).
O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, lembrou das discussões que têm sito feitas no âmbito da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira, como a transição da nova estrutura do PCCTAE e o RSC. Também informou sobre a MNNP (Mesa Nacional de Negociação Permanente), no dia 12 de junho, que vai discutir o auxílio-nutrição para aposentados(as) e pensionistas e a isonomia dos benefícios dos auxílios entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
⚖ Informes jurídicos
Sobre o Lote de Renilda da Silva Daltro, referente ao processo das 30 horas, o Sindicato está colhendo as procurações individuais para serem anexadas ao PJe (Processo Judicial Eletrônico) e, assim, dar prosseguimento ao pagamento. No último dia 29, a ASSUFBA se reuniu com os(as) servidores(as) da UFRB, em Cruz das Almas, para tratar da ação.
Em relação à Hora Extra Incorporada, a expectativa é que nos próximos, a ASSUFBA tome conhecido do julgamento do processo que estava previsto para esta semana.
Sobre os 28.86%, o calculista está em fase adiantada de separação das RPVs. No caso dos 3.17%, há uma expectativa de migração maciça para pagamento de novos lotes.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!