Assembleia Geral Virtual da UFSB apresenta Etapas do Processo Eleitoral para Representantes Técnicos-Administrativos (TAEs) no CONSUNI

Nesta quinta-feira (03/07), aconteceu a Assembleia Geral Virtual da UFSB, com o objetivo de apresentar as etapas do processo eleitoral para a escolha dos representantes técnico-administrativos (TAEs) no Conselho Universitário (CONSUNI). O encontro teve como principal foco esclarecer o andamento da eleição e as candidaturas que disputarão a vaga.
O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, destacou a relevância da participação dos TAEs no CONSUNI, ressaltando a importância de garantir a representação da categoria nesse espaço decisório. Ele reforçou que as chapas apresentadas são qualificadas e cumprem todos os pré-requisitos necessários para concorrer. Também anunciou que no dia 16 de julho ocorrerá a posse dos(as) eleitos(as), conforme o cronograma estabelecido.
Durante a assembleia, foram apresentadas três chapas, que tiveram 10 minutos cada para expor suas propostas, respeitando a ordem de inscrição. As chapas apresentadas foram:
• Chapa 1: Incluir e Transformar – Rosângela Cidreira de Jesus e José Milton de Sena Filho
• Chapa 2: Força Técnica, Voz Ativa – Ana Rita dos Santos Barbosa e Thaise Alves dos Santos
• Chapa 3: União TAE – Garantir os Direitos Conquistados – Paulo Andrade Mesquita Magalhães e Leandro Lyrio de Sousa
Rosângela Cidreira, técnica em Assuntos Educacionais e integrante da Chapa 1, enfatizou a importância de conhecer as necessidades e anseios dos colegas para garantir uma representação legítima. Ela reafirmou seu compromisso com a promoção do bem-estar e da saúde da categoria, destacando a comunicação como ferramenta essencial para o trabalho de representação. Seu parceiro de chapa, José Milton, reforçou a ideia de que a transformação só ocorre com a inclusão e uma escuta sensível às demandas da categoria.
Ana Rita, da Chapa 2, destacou que a UFSB conta com técnicos altamente qualificados, com graduação, mestrado e, muitos, ingressando no doutorado. Ela enfatizou a necessidade de uma escuta qualificada para garantir que as decisões sejam técnicas e objetivas, fundamentadas em dados e alinhadas à realidade da Universidade.
Por fim, os representantes da Chapa 3, Paulo Magalhães e Leandro Lyrio, reafirmaram o direito da categoria de atuar como coordenadores(as) de projetos e de receber bolsas por isso. Eles também abordaram questões relacionadas à formação contínua dos TAEs, às cotas na pós-graduação e à importância de resgatar a integração física entre os colegas, promovendo um ambiente mais colaborativo.
Edinelvan reforçou o compromisso de apoiar a divulgação das chapas, destacando que todas estão homologadas, uma vez que não houve impugnações. Ele também anunciou que a lista de servidores TAEs aptos a votar será atualizada, com a exclusão dos servidores cedidos, conforme decisão tomada na Assembleia. A votação acontece nos dias 7 e 8 de julho, no SigEleições e cada técnico(a) poderá votar em 2 chapas.
Por fim, a Coordenadora Regional, Maristela Aragão, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o trabalho do Sindicato é coletivo. Ela reafirmou o compromisso da ASSUFBA em representar e defender as pautas da categoria, sempre em busca de avanços para todos os TAEs.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!