Com homenagens, debates e encaminhamentos, Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da FASUBRA Sindical reúne 26 entidades da base

Aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da FASUBRA Sindical, com a participação de 26 entidades de diversas regiões do Brasil. Foram dois dias de atividades. Esta edição prestou homenagem a ativista feminista Bertha Lutz, figura central na luta pelos garantia dos direitos das mulheres, principalmente, na conquista do voto feminino, oficializado no país em 1932.
A programação contou com debates sobre o Cuidado, Violência de gênero e a Convenção 190 da OIT. As pautas sobre questões de gênero, políticas públicas, organização sindical e os desafios enfrentados pelas mulheres foram amplamente discutidos, reforçando a importância da presença feminina no serviço público brasileiro para a construção de uma sociedade mais igualitária.
O último dia de evento foi marcado pela construção coletiva de dois importantes encaminhamentos:
- 1) A realização de dois Encontros Nacionais: a) sobre Assédio Moral e Sexual no qual as entidades poderão apresentar as ações e publicações sobre o tema e; b)Encontro Nacional Interseccional sobre todos os tipos de opressões;
- 2) Normatização para a retirada das e dos representantes para os Encontros Nacionais.
A realização do evento reafirma o compromisso da FASUBRA com a luta pela garantia dos direitos das mulheres e, mais do que isso, valoriza o papel fundamental das trabalhadoras no mercado do trabalho e no serviço público. As mulheres presentes enriqueceram o debate com falas potentes e posicionamentos alinhados à defesa dos seus direitos enquanto trabalhadoras.