Assembleia Geral avalia Greve que completou 90 dias

Com grande representatividade, cerca de 300 servidores lotaram nesta terça (06), o auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA. A categoria em greve há 90 dias votou por ampla maioria e apenas cinco abstenções para ingressar com um Mandado de Injunção na justiça para cobrar a correção salarial.

“Vamos cobrar na justiça as distorções salariais, já que o governo foi intransigente, e não apresentou nenhuma proposta a nossa categoria”, explicou o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto.

O coordenador geral ressaltou a categoria que precisam refletir sobre os próximos passos e intensificar a agenda de lutas. “Estamos numa situação muito grave. Hoje é praticamente impossível qualquer correção salarial em 2012. Mais uma vez, nosso movimento fez o esforço e os recursos foram migrados para outra categoria. A intenção do governo é clara: quer isolar nossa greve e vencer a categoria pelo cansaço”.

Foto: Américo B. Barros

PL 1749

Durante a assembleia, os servidores técnico-administrativos da UFBA avaliaram a greve e a “queda” de braço com o governo na questão do orçamento. Mas, para a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel, a categoria precisa continuar mobilizada para lutar, agora, contra a privatização dos HUs. “Precisamos intensificar nossa luta com a coleta de assinaturas para o abaixo assinado contra o PL 1749/11, que pretende privatizar os hospitais universitários, e essa autonomia e gestão é da universidade. Temos a deputada federal Alice Portugal como nossa aliada nesta luta. Mas, a votação já é nosso próximo dia 13. Precisamos estar atentos”.

Cássia Maciel disse ainda que a categoria fez tudo que estava ao seu alcance para que a greve desse certo. “O que nos colocou nessa greve foi essa situação de penúria salarial”.

No dia 13 de setembro, a categoria vai realizar ato em defesa dos hospitais universitários e no dia 15 faz assembleia na Escola Politécnica da UFBA para discutir os rumos do movimento.

06/09/2011
Ascom ASSUFBA Sindicato