Wagner anuncia mudanças até sexta

Nos corredores da Governadoria, o assunto mais movimentado da semana são as possíveis substituições na equipe de auxiliares do governador Jaques Wagner (PT) e ainda a indicação a ser feita para o comando da Codevasf, um dos que estão disponíveis na prateleira dos cargos federais, ainda em discussão junto à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati.

O clima no governo até a próxima sexta-feira será de muitas expectativas, diante do anúncio a ser feito por Wagner, em relação ao nome que irá substituir o secretário Carlos Martins (PT) na Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Conforme o próprio Martins já reiterou, seu projeto agora é concorrer nas eleições à prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana. Além disso, a tendência é de que o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro (PT), também bata o martelo sobre sua possível saída da pasta para disputar o comando do município de Senhor do Bonfim.

Com isso, confirmam-se duas vagas importantes a serem alteradas no alto escalão da gestão estadual, gerando mais mudanças que foram iniciadas com a chegada do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, hoje titular da pasta de Planejamento (Seplan).

O secretário de Relações Institucionais (Serin), Cézar Lisboa, disse que o nome que irá comandar a Sefaz ainda não foi definido pelo governador, mas isso deve acontecer até o dia 30. “Qualquer cargo, sobretudo um lugar como a Secretaria da Fazenda, deve ser bem analisado. Não se pode desprezar também algumas questões como a confiança”, enfatizou, lembrando que Martins teve uma atuação “expressiva”.

“Conversei com o governador hoje (ontem) e ainda não há um nome definido”, acrescentou. Ainda segundo Lisboa, há uma forte tendência para a saída de Brasileiro, mas essa não é uma questão já decidida. “Ele ainda não deu certeza”, afirmou, acrescentando que se tratava de uma “decisão difícil”. Caso resolva pleitear a prefeitura de Bonfim, Brasileiro tem até o dia o dia 06 para se desincompatibilizar do cargo.

De acordo com a assessoria da pasta, não houve ainda nenhum comunicado a respeito. O titular da Sedes estaria sendo bastante estimulado pelo PT a deixar o governo com o intuito de concorrer nas eleições municipais, já que se trata da liderança com maior capital eleitoral na cidade. Ele já foi prefeito de Senhor do Bonfim por três vezes.

A definição dos cargos federais também tem sido um assunto bastante discutido no Palácio de Ondina. Ontem, o governador e Jonas Paulo teriam um encontro para ajustar essa pauta e analisar os nomes que devem preencher a direção da Codevasf. Eles também iriam conversar sobre as eleições municipais.

Questionado sobre o nome que deve ocupar o órgão, o dirigente petista desconversou. “Eu só gosto de falar em nome no Diário Oficial”, disse. O governador Wagner e o deputado federal Nelson Pelegrino confirmaram ontem que a presidente Dilma Rousseff sinalizou que o cargo deve ficar com a Bahia.

Fonte: Tribuna da Bahia