Servidora Luciana Boa Morte obteve aprovação em defesa de tese de mestrado

Foi em meio a grande emoção e orgulho que a servidora do Hupes Luciana Boa Morte de Santana defendeu a tese de mestrado, nesta sexta-feira (30/08), no auditório da Escola de Enfermagem da UFBA, às 9h.

Após sinceros depoimentos carregados de energia, Luciana obteve aprovação da banca. Tendo como ponto de partida a pesquisa desenvolvida pelo Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica Comunidade Família e Saúde – FASA/ISC/UFBA e intitulada de Vulnerabilidades, Itinerário Terapêutico e Cuidado Integral frente à Cronicidade: foco na Doença Falciforme e Leucemia Mieloide Crônica, Luciana apresentou sua defesa para a banca formada pela profª Clarisse Santos Mota (ISC/UFBA; orientadora), profª Alcione Brasileiro de Oliveira Cunha (ISC/UFBA), profª Yeimi Alexandra Alzate López (ISC/UFBA) e a profª Silvia Lúcia Ferreira (EENF/UFBA).

“Este produto traz questões importantes da vida social de pessoas com Doença Falciforme. Uma doença crônica predominantemente ocorrida em pessoas negras. Isso gera um impacto social, sendo pessoas que muitas vezes são negligenciadas. Normalmente são indivíduos com renda baixa, com escolaridade baixa e que tem dificuldades em acesso de saúde”, disse Luciana. 

O tema de sua apresentação, O Perfil e vulnerabilidade de pessoas com Doença Falciforme atendidas em um ambulatório de hematologia de um hospital universitário em Salvador – Bahia teve como recorte o Hospital Universitário Professpr Edgard Santos, com pacientes acima de 18 anos, no período de fevereiro de 2019.

Na apresentação, Luciana relatou os impactos sociais gerados a esses pacientes, que perpassam de sua condição de renda  até o nível de escolaridade. Lembrou também que apesar de ser um hospital que se utiliza de diversas tecnologias, os pacientes enfrentam dificuldades de acesso, além da dificuldade na mobilidade de toda cidade.

Ao final de sua fala, em lágrimas, Luciana agradeceu a todos os presentes, família e colegas de trabalho que prestigiaram a defesa.

“A principal contribuição é tentar transformar os olhares das pessoas e atingir os níveis gerenciais também, que são as pessoas que possuem o poder de mudar o processo de trabalho”, concluiu Luciana.