Na crise, cresce o número de famílias endividadas no Brasil

A série histórica da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) registrou o maior percentual de famílias com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação da casa no país. O índice chegou a 65,6% em dezembro de 2019. Reflexo da crise instalada no Brasil. 

A pesquisa divulgada foi realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O percentual verificado em dezembro alcançou o maior patamar da série, que começou em janeiro de 2020. Segundo a Peic, no mesmo período em 2018, foram 59,8% famílias endividadas em todo o Brasil.

As dívidas por causa do cartão de crédito atingiram, em dezembro de 2019, o maior patamar na série histórica, com 79,8%. Em segundo lugar, aparecem os carnês (15,6%) e, em terceiro, o financiamento de carro (9,9%).

No meio desse aumento, está o presidente Bolsonaro tentando convencer a população de que o país está retomando o crescimento econômico, com 65,6% das famílias brasileiras endividadas.