Guedes ameaça funcionalismo público: servidor pedir aumento agora seria demonstração colossal de insensatez

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu declarações com tons de ameaça ao servidor público. Segundo ele, se o funcionalismo pedir aumento de salário neste momento, a opinião pública poderá se voltar contra os servidores.

“Qualquer onda do funcionalismo para pedir aumento de salário agora, mais privilégios, seria uma demonstração colossal de insensatez. Com 40 milhões de brasileiros sem carteira assinada, acredito que, se isso ocorrer, poderá levar a opinião pública a exigir medidas muito mais duras do que as que nós vamos propor para os funcionários atuais na reforma administrativa. Estamos poupando o funcionalismo na questão da estabilidade e não estamos falando nada de salários atuais.” Declarou em entrevista.

Guedes ainda afirmou que durante os últimos 15 anos, o funcionalismo federal teve 50% de aumento real dos salários e que possuem muitos privilégios. “São pessoas que têm estabilidade no emprego, privilégios na aposentadoria. Acho que seria do interesse do funcionalismo não criar muita onda agora”, ameaçou.

Lembrando que desde janeiro de 2017, o funcionalismo está sem reajuste. Os servidores tiveram uma reposição bianual (2016-2017) de 10,8%, mas, na época, o então ministro da Fazenda, Joaquim Levi, apresentou um pacote de cortes que incluía adiar o aumento dos servidores.