Bolsonaro cancela acordo do Ministério da Saúde e diz que não comprará vacina chinesa

O presidente Jair Bolsonaro ignora avanços da CoronaVac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e cancela o acordo firmado pelo Ministério da Saúde (MS) para a compra de 46 milhões de doses.

O acordo previa a disponibilização de crédito para a compra das substâncias, de R$ 1,9 bilhão. O protocolo de aquisição assinado pelo MS, nesta terça-feira (20/10), fica agora sem validade.

A vacina chinesa contra a Covid-19 está na terceira e última fase de testes. Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a segurança da substância já está comprovada. Falta agora ter certeza sobre sua eficácia.

Ainda conforme a reportagem, Bolsonaro teria enviado mensagens a ministros com o seguinte teor: “Alerto que não compraremos vacina da China. Bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria (governador do estado de São Paulo) sobre Covid-19“.

Os testes com a CoronaVac no Brasil são realizados desde julho com 13.000 voluntários em São Paulo e mais seis Estados, bem como no Distrito Federal.