Maioria no Congresso continua branca, masculina e conservadora

Deputados federais, senadores e uma nova mesa diretora tomaram posse na Câmara e Senado, respectivamente,  nesta quarta-feira (01/02), dando início a mais um Parlamento carente de diversidade, conservador, e possuindo uma bancada empresarial cinco vezes maior do que a trabalhista.

Apesar do novo governo eleito com o presidente Lula representar uma agenda mais progressista e aberta ao diálogo, a governabilidade petista irá depender dos deputados e senadores que assumem a partir desta quarta-feira (01/02). O PL – partido responsável por eleger Jair Bolsonaro – por exemplo, possui a maior bancada eleita na Câmara, com 99 deputados. A federação PT-PCdoB-PV vem logo depois, com 81 parlamentares.

Ao todo, são 513 deputados, dos quais apenas 5% se declaram pretos e outros 21%, pardos. Já os de origem indígena não chegam nem a 1%, 72% se declaram brancos, e 82% dos eleitos são homens. Mais da metade são milionários, com 250 deputados possuindo um patrimônio maior que R$ 1 milhão.

Porém, a habilidade e experiência política de Lula podem fazer a diferença. O contexto atual da reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da câmara é favorável ao presidente, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) continua com o favoritismo ao Senado, mesmo com as manobras bolsonaristas para tentar emplacar o candidato rival, Rogério Marinho (PL-RN).