28 de Outubro – Dia Nacional de Luta nas Instituições Federais de Ensino Superior

Dia 28 de outubro é comemorado o dia do servidor público. A FASUBRA convoca todos os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do país, vinculados às entidades sindicais filiadas à FASUBRA, a promover atos dentro das Universidades contra o ajuste fiscal promovido pelo Governo Dilma, e contra medidas que retiram direitos dos servidores públicos federais e de toda a população, como o fim do Abono Permanência, contra a PEC 395/2014 que avança no processo de privatização da Educação Superior Pública no Brasil, transformando a Educação em um Serviço e não em um Direito Social e Universal; contra a FUNPRESP que não garante aposentadoria para quem ingressou no serviço público federal após Abril de 2012, e a Medida Provisória 676/2015 que institui a obrigatoriedade de adesão a FUNPRESP por parte dos novos servidores públicos federais.

Esse dia também será de luta em defesa da instituição da jornada de 30 horas semanais, com turnos contínuos nas IFES, em especial para as categorias profissionais que já possuem a garantia por lei, da redução da jornada de trabalho.

A nossa greve nacional de 133 dias encerrou, mas ainda temos diversas lutas para construir em defesa da Educação Pública, Gratuita com Qualidade, estabelecer um regime previdenciário verdadeiramente público e integral e alcançar condições de vida e de trabalho nas IFES que não sejam precárias.

Orientamos ainda, onde for possível, a realização de ações unitárias com os demais setores da comunidade externa que estão mobilizados e dispostos a construir essa luta em conjunto com a FASUBRA e seus sindicatos filiados.

Brasília, 26 de Outubro de 2015

Direção Nacional da FASUBRA