29# O grito das ruas pelo Fora Bolsonaro

Os protestos que ocorreram no Brasil inteiro no sábado (29/05) deram um recado bem claro ao presidente Jair Bolsonaro. A população não aceita a política antidemocrática do governo nem a sabotagem ao combate à pandemia, que já matou mais de 460 mil pessoas no país. Em Salvador, a ASSUFBA participou do ato que saiu do Campo Grande até a praça Castro Alves.

Após 15 meses de isolamento social, apenas com realização de pequenas atividades na rua, mesmo com a pandemia, o Sindicato se juntou aos movimentos sindicais e sociais das periferias da Bahia para protestar contra o governo que está matando o povo brasileiro. As manifestações aconteceram em 213 cidade brasileiras dos 26 estados e do Distrito Federal, e 14 no mundo.

Com a bandeira de luta vida, pão, vacina e educação, os trabalhadores foram às ruas, com os cuidados necessários, como máscara adequada e distanciamento, dizer que não vão aceitar passivamente que aqueles que deveriam prover ao povo brasileiro as condições necessárias para sobreviver à pandemia estejam matando a população.

Os atos pediram auxílio emergencial de R$ 600,00 até o fim da pandemia e uma renda mínima depois da crise sanitária. Gritos, cartazes, faixas, bandeira e adesivos pediam o impeachment do presidente genocida Jair Bolsonaro e vacina para todos. O Sindicato também destacou a luta contra os cortes na educação e a Reforma Administrativa.

“Estivemos voluntariamente colocando a nossa vida à disposição da luta do povo. Já estivemos nas ruas no tempo da ditadura, com as ameaças da polícia. Já fomos massacrados na Bahia pela polícia de ACM e enfrentamos o preconceito todos os dias. Vamos superar esse tempo de Bolsonaro e seus capachos”, afirmou a Coordenadora da ASSUFBA e da FASUBRA, Lucimara Cruz, presente no ato.

O ato, que durou cerca de duas horas e aconteceu de forma organizada em função das necessidades impostas pela pandemia, foi marcado pela presença expressiva da juventude e um encontro de gerações. Os mais experientes, que vivenciaram diversas lutas ao decorrer da história do país, e os mais jovens, que devem dar continuidade ao movimento e lutar pela garantia de um Brasil melhor e mais justo.

#29M
#ForaBolsonaroeMourão
#ContraOsCortesNaEducação
#VacinaParaTodoseTodas
#SindicatoÉPraLutar