Trabalhadores dos HUs se reúnem em Encontro de Saúde

Debater e ampliar conhecimentos para busca de estratégias de enfrentamento a tentativa de desvinculação dos Hospitais da Universidade. Este é o objetivo do II Encontro dos Trabalhadores em Saúde dos Hus da UFBA que abordará a situação dos trabalhadores dos HUs no contexto da EBSERH e Saúde do Trabalhador e sua efetivação na UFBA. O evento acontece no dia 29 de novembro, no Hotel Marazul, na Barra.

 O encontro será aberto com a apresentação do Coral da ASSUFBA Sindicato.  A parte da manhã contará também com a participação da deputada federal pelo PC do B, Alice Portugal, dos Conselhos Regionais de Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) Seção Bahia; Direção da Maternidade e do Hupes, representação da Reitoria e a participação de representantes dos Sindicatos dos Médicos, Enfermeiros e do Sindisaúde.

Depois da abertura, a primeira mesa será às 10h, com o tema “Os Trabalhadores dos Hus da UFBA no contexto da EBSERH”. Dessa mesa, farão parte Francisco Batista Junior, do Conselho Nacional de Saúde; um representante da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde; Dr. Landro Bastos Nunes, Procurador PRDC (Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão) e um representante do Fórum de Usuários do SUS.

Tarde

A partir das 14h, os trabalhadores vão debater “Saúde do Trabalhador e sua efetivação na UFBA”. Vão compor a mesa contribuindo com o tema o Serviço de Segurança e Saúde Ocupacional – SESAO, do Conselho Estadual de Saúde, do SMURB e ISC/UFBA.

Para a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia B. Maciel, “Tem-se observado atualmente o avanço de projetos envolvendo os HU’s, a exemplo da criação da EBSERH, apontando para um processo de desmonte do sistema de ensino, pesquisa e extensão na Educação e de Saúde e que tem exigido a necessidade urgente de fortalecer a Autonomia Universitária”.

“Neste II Encontro dos Trabalhadores dos Hu’s da UFBA estaremos ampliando conhecimento para busca de estratégias. Nesse contexto, nos cabe o exercício da legítima defesa do papel dos HUs como local de: atenção à saúde, de referência para a alta e média complexidade; de formação de profissionais de saúde e áreas afins; bem como de desenvolvimento tecnológico, numa perspectiva de inserção e integração em redes de saúde, observando as necessidades de saúde da população”, destaca a coordenadora.

“A importância desse evento está em discutir as perspectivas da saúde do trabalhador frente ao sucateamento dos Hospitais Universitários e ações contra a privatização dos HUs” salienta Eliete Gonçalves, Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-racistas e da coordenação do evento.

Será elaborado um documento ao final do encontro com a pauta específica dos trabalhadores de saúde da UFBA.

 

27/11/2012

Ascom ASSUFBA Sindicato