ASSUFBA participa do aniversário de 101 anos da MCO

Fundada em outubro de 1910, a Maternidade Climério de Oliveira, comemorou seu aniversário de 101 anos nesta segunda (12). Servidores, estudantes, professores e profissionais da unidade participaram da solenidade, que contou com a presença da Magnífica Reitora, Profª Dora Leal, a diretora da Maternidade, Drª Mônica Néri, além de autoridades estaduais e municipais.

Na abertura do evento, foi exibido um vídeo sobre a unidade, em que é mostrado o trabalho dos servidores, a participação da ASSUFBA Sindicato na luta por melhores condições de trabalho e por um atendimento de qualidade para a população, e a importância do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Para o coordenador jurídico da ASSUFBA, Paulo César Vaz, a representação dos trabalhadores técnicos neste momento é fundamental. “Cada parte desta unidade tem um pouco do sangue, um pouco da luta dos servidores. Que nosso trabalho contribua cada vez mais e melhor para a elevação da qualidade dos serviços prestados à população”.

A reitora Dora Leal abordou os desafios e perspectivas na renovação da maternidade e destacou o papel da MCO na história da saúde pública do Brasil. Ela parabenizou todos os responsáveis pela história da MCO, primeira Maternidade/Escola criada no Brasil, cujos profissionais estão presentes no momento mais importante da vida da mulher. “São 101 anos de assistência às mulheres desamparadas de Salvador, trazendo benefícios para a população”, afirma a reitora.

A diretora da unidade resgatou a trajetória da maternidade e salientou a importância do trabalho iniciado pelo Prof. Climério de Oliveira, à frente da primeira maternidade do Brasil, referência no ensino universitário, e no atendimento à população de Salvador. “Os desafios são grandes, mas juntos podemos ultrapassá-los”, afirma. Emocionada, Mônica Néri parabenizou os servidores pelos anos de luta e dedicação, ressaltando a necessidade de se garantir um atendimento obstétrico de excelência.

Nas comemorações do seu centenário, a maternidade reforça o projeto do Instituto de Saúde da Mulher e da Criança Climério de Oliveira (ISAMCO) que se constitui na construção de uma unidade hospitalar adequada às necessidades de assistência à mulher e à criança nas áreas de ginecologia, mastologia, adolescência, planejamento familiar, gestação de alto risco e perinatologia.

A maternidade – Inaugurada em 30 de outubro de 1910, no bairro de Nazaré, no terreno vizinho à Santa Casa de Misericórdia da Bahia, a maternidade é a mais antiga construída do país. Posteriormente, a MCO passou a ser parte integrante da Faculdade de Medicina da Bahia e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos serviços de ensino na área de Obstetrícia e Saúde Perinatal, proporcionando à população um atendimento assistencial pronto e eficaz.

A maternidade foi certificada em 2005 pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino, tendo sido recertificada em 2008. É Hospital Amigo da Criança, atendendo, portanto, aos critérios exigidos para esta titulação. Atualmente a unidade possui 103 leitos, sendo, sete leitos de pré-parto e 96 distribuídos entre as clínicas de obstetrícia, cirurgia ginecológica, mastologia e neonatologia, com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). O atendimento de urgência e emergência em obstetrícia funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta.

12/12/2011
Ascom ASSUFBA Sindicato