XX Seminário Nacional de Segurança das IPES debate Políticas de Segurança

A cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, sediou entre os dias 28 e 3 de dezembro, o XX Seminário Nacional de Segurança das IPES(Instituições Públicas de Ensino Superior). O evento que reuniu vários segmentos da comunidade universitária e autoridades políticas e da área de segurança, como delegados da Policia Federal, da Policia Civil e da Brigada Militar contribuiu com o debate de questões ligadas ao tema, durante cinco dias.

Os participantes debateram a segurança universitária como garantia à defesa do patrimônio público. Projetos de Lei no Congresso Nacional; Saúde do Trabalhador na área de segurança; Concurso Público e Terceirização; Relações de Trabalho e Violência nas Instituições Públicas de Ensino Superior. Estes foram alguns dos temas tratados durante o seminário, que teve como objetivo encontrar alternativas e soluções para o problema que abrange a vida universitária, com suas ocorrências em todos os campi.

Para Nelson Gomes das Neves, coordenador de Política Social e Anti-Racismo que representou a delegação da Bahia, pela ASSUFBA Sindicato, a importância do evento foi pensar a universidade como “um todo”. “A nossa expectativa é que esse evento sirva para avançar na discussão sobre segurança nas IPES, não só na questão direta do tema, mas pesando de uma forma mais ampla, que abrange a expansão das universidades, implantação de novos cursos e ampliação da população dos campi e prever qual segurança devemos ter para acompanhar esta expansão”, enfatiza.

A idéia é envolver todos os segmentos da universidade, como sindicatos dos técnico-administrativos e docentes, DCE e sociedade na discussão quanto à necessidade de concurso público urgente para vigilantes. “o motivo do concurso público é que a violência crescente cada vez mais chega às universidades”, ressaltou Nelson das Neves.

O evento contou com a participação de delegados de todo o país. Durante o encerramento do Seminário foi realizada a votação do regimento e eleição da coordenação do XXI Seminário Nacional das IPES.

ASCOM ASSUFBA Sindicato
09/12/2011