OMS classifica como “elevado” o risco global do surto de coronavírus

O risco global do surto de coronavírus, descoberto na China em dezembro, foi avaliado como “elevado” pela OMS (Organização Mundial de Saúde ). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27/01). Em relatórios anteriores, a Organização considerava as chances como “moderada”.

Os sintomas do vírus são semelhantes aos da gripe. Podem ainda causar síndrome respiratória grave e levar à morte. Na China, até o momento, foram registrados mais de 4,5 mil casos de infecção pelo 2019-nCoV (coronavírus). Desde dezembro, 106 pessoas morreram no país.

Regiões como Ásia, Estados Unidos, Europa e Austrália já confirmaram casos da doença, mas felizmente nenhuma morte foi relatada.

A OMS utiliza o termo “elevado” apenas para casos que exigem reação global, porém não significa que exista uma emergência internacional de saúde.

No Brasil, o Ministério da Saúde negou os casos suspeitos de contaminação nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo, registrados entre 18 e 21 de janeiro. Ainda de acordo com a pasta, o risco é baixo de que haja um surto no país.

 

 

Foto: Kevin Frayer/Getty Images