FGV divulga pior índice na confiança do consumidor desde janeiro de 2017

O coronavírus tem criado vários impactos na vida do brasileiro. Um deles é na confiança do consumidor. Em levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o instituto aponta que o índice é o mais baixo desde janeiro de 2017. 

A divulgação do Índice de Confiança do Consumidor revelou queda na confiança da população brasileira. Com diminuição de 7,6 pontos, atualmente o Brasil possui o pior patamar em três anos, com 80,2 pontos.

Para a FGV, o avanço do coronavírus no Brasil e o baixo preço do petróleo ajudaram o aumento da incerteza em relação aos consumidores.

Outro recuo foi no índice de Situação Atual (ISA), que caiu 4,8 pontos, parando em 76,1. Desde julho de 2019, este é o pior nível. Em relação ao Índice de Expectativas (IE), a redução foi de 9,3 pontos, registrando 83,9 pontos (menor taxa desde dezembro de 2016).

O cenário é de preocupação para os brasileiros. A previsão é de uma economia ainda mais difícil nos outros meses, além do medo dos trabalhadores de sofrerem redução salarial.