Com queda de 95% em 8 anos, aquisição de alimentos chega a menor nível com Bolsonaro

Sem incentivo durante o governo Jair Bolsonaro, a comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar, por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), registrou uma queda significativa nos últimos anos. Das 297 mil toneladas de alimentos comercializadas por meio do programa em 2012 o número despencou para apenas 14 mil toneladas em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro.

No total, nos últimos oito anos houve uma diminuição de 95% na movimentação comercial destes produtos.

A redução também foi alta no orçamento federal executado para o programa, de 93%. Há oito anos atrás, o valor utilizado pelo governo foi de R$ 587 milhões. Em 2019, o governo Bolsonaro passou R$ 41,3 milhões. Este foi a quantia mais baixa desde a criação do PAA, em 2003.

Com baixo incentivo e recursos para investimento, o número de famílias agriculturas atendidas pelo programa também teve diminuição. Em 2012, foram 128.804 famílias assistidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Já em 2019, o número caiu para 5.885.

Os dados foram revelados nesta quarta-feira (29/10), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A entidade é responsável pela política agrícola e de abastecimento no Brasil e pela atuação do programa.

 

Foto: Albino Oliveira/ASCOM SEAD