I ENCONASSUFBA: segundo dia de celebração contou com debate sobre o PCCTAE e participação da categoria

PCCTAE e atualidades: desafios e perspectivas. Este foi o tema do segundo dia do I Encontro Virtual de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia, realizado nesta quarta-feira (02/12), transmitido ao vivo pelo Facebook da ASSUFBA Sindicato. A mesa de debate fez parte das comemorações de 40 anos da ASSUFBA, completados em 1º de dezembro. Entre os participantes, a convidada especial para a discussão foi a integrante da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), Fátima dos Reis.

A discussão foi aberta para categoria e compuseram a mesa a Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, a Coordenada do Sindicato e da FASUBRA Sindical, Lucimara Cruz. Também integrou a mesa o Coordenador da entidade, Edinelvan Lima.

Com as primeiras saudações à comunidade TAE, a Coordenadora Aida Maia introduziu a pauta e apresentou os demais participantes por meio de sua cuidadosa mediação. Ela lembrou da importância da discussão de um tema que faz parte da história da categoria, como o PCCTAE. “Estamos falando sobre carreira porque sabemos que estamos sob muitos ataques ao serviço público em geral”, comentou.

O Plano de Cargos e Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), foi criado pela lei federal nº 11.091/2005. É ele que estabelece o plano de carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino (IFEs). A convidada do dia, a integrante da CNSC, Fátima dos Reis, foi uma das responsáveis pela elaboração e criação deste importante documento. Ela pontua que a luta pela elaboração de um projeto de cargos e carreira melhor deve continuar.

“Esperamos em um outro governo, com condições mais favoráveis aos trabalhadores, que consigamos aprimorar a carreira”, pontuou Fátima, a respeito da atual gestão federal do presidente Jair Bolsonaro. Ela lembrou ainda que foi graças às discussões sobre cargo e carreira que foram conquistados os incentivos a qualificação profissional dos TAE: “Chegar até o nível superior do plano sempre foi o nosso sonho. Escutei muitas vezes do governo ‘para que técnico quer fazer mestrado ou doutorado?’. Graças ao PCCTAE muitos colegas voltaram a estudar”.

Os demais participantes da mesa também contribuíram para o debate da tarde desta quarta-feira. A Coordenada da ASSUFBA e da FASUBRA Sindical, Lucimara Cruz, apontou a importância da discussão nacional e a união da categoria para o fortalecimento e manutenção dos direitos conquistados. “A FASUBRA está em constante debate sobre o manutenção das conquistas da nossa categoria”. A representante da Federação ainda instigou os demais servidores ao “engajamento político”. “É necessário vontade política. Não devemos descuidar do cenário atual”, reforçou.

O representante do Sindicato na UFSB, Edinelvan Lima, também aproveitou o seu momento de fala para parabenizar a ASSUFBA “pelos 40 anos de luta e história na vida das universidades federais da Bahia e dos servidores”. O Coordenador ainda destacou que a cada dia a entidade vem construindo “universidades com várias mãos”.

 

Edinelvan lembrou ainda a respeito da expansão universitária, e de como ela foi importante para o Plano de Cargos e Carreiras. No entanto, ele pontuou que por mais que seja “importante para a categoria, precisamos buscar novos horizontes sobre as condições da categoria. O PCCTAE precisa deixar de ser engessado”.

Em seguida, pelo bate-papo da plataforma virtual, foi dada a possibilidade de participação dos servidores e dos espectadores da transmissão ao vivo. A representante da CNSC, Fátima dos Reis, esclareceu dúvidas e reforçou o comprometimento e relevância na discussão sobre o tema tão sensível para toda categoria.

“A gente precisa refletir sobre o que nós queremos. Qual instituição queremos? Precisamos nos perguntar para que seja pensado como chegar lá. O caminho é a luta juntos”, destacou.

Quer rever na íntegra como foi a mesa PCCTAE e atualidades: desafios e perspectivas? Confira abaixo:

https://fb.watch/27JOaZPMHb/