O Brasil ultrapassa 600 mil mortes por Covid-19, apesar do avanço da vacinação

Apesar da boa adesão da população brasileira, quando se trata da vacinação, o negacionismo e o descaso do presidente Jair Bolsonaro fizeram com que a imunização do Brasil andasse a passos lentos, e por consequência, o número de mortes por Covid-19 avançasse.

Desde o início da pandemia, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram notificados 17.758 novos casos da doença, totalizando 21.516.832, classificando o Brasil o segundo país com mais mortes no mundo, perdendo só para os EUA.

Hoje o país vive em uma situação um pouco melhor, graças à vacinação que apresenta resultados inegáveis, mas isso não quer dizer que está tudo perfeito. O cenário ainda pede cuidados e o país precisa avançar na imunização.

Com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), até então, quase metade dos brasileiros (47,11%) estão com a vacinação completa, ou com dose única. Mas, para ficar tudo sob controle, a porcentagem deve ser maior que 80%.

Porém, para obter esse resultado, é necessário que haja propaganda para conscientizar a importância da vacinação. O presidente, que atrasou o início do processo e é o porta-voz do negacionismo no país, poderia ajudar, ao invés de disseminar mentiras sobre a segurança das vacinas, do uso de máscaras e de estimular e promover aglomerações constantemente.