Área jurídica e as secretarias do Ministério da Saúde debatem o Piso Salarial da Enfermagem

Até esta sexta-feira (27/01), a área jurídica e as secretarias do Ministério da Saúde, que debatem o Piso Salarial da Enfermagem vão entregar um relatório sobre o assunto. Na última reunião, que ocorreu no dia 19, com os parlamentares e o Fórum Nacional da Enfermagem, a ministra Nísia Trindade demonstrou estar empenhada para resolver o impasse e garantir o salário para os profissionais.  

Além do Fórum Nacional de Enfermagem, também vão participar do processo de análise o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo da portaria é instituir o Grupo de Trabalho para a coordenação dos trabalhos relativos à efetivação do piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira, de acordo com a Emenda Constitucional nº 127, de 22 de dezembro de 2022.

Através de uma live na sua rede social, a deputada federal Alice Portugal tentou tranquilizar a categoria. “Peço paciência para a gente focar naquilo que tem eficácia, não adianta xingar as entidades, o que é preciso são medidas concretas. O ministro Barroso tem que liberar a liminar, pois o ministério pode chegar a conclusão de como pagar, mas não ter como porque a liminar está sendo segurada”.