A Covid-19 ainda é uma emergência global, afirma Diretor-geral da OMS

A Organização Mundial da Saúde – OMS, decidiu nesta segunda-feira (30/01) que a pandemia global de Covid-19 ainda não terminou. Durante reunião a última, na sexta-feira (27/01), o Diretor-Geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a doença continua a apresentar um nível de alerta máximo para a OMS.

A declaração do fim da emergência mundial, neste contexto, poderia dar a entender que a crise sanitária causada pelo vírus iniciada hà 3 anos chegou ao fim, o que não é o caso. Tedros explica que, apesar de ter previsto um “fim próximo da pandemia” em setembro do ano passado, o mundo ainda registra mais de 170 mil óbitos causados pela Covid-19 só nos últimos dois meses, um número ainda muito elevado se comparado à taxa de fatalidade de outras doenças virais.

A esperança para que o número de casos de infecção e fatalidades causados pela doença caia ainda este ano é grande, porém, isso irá depender da continuidade dos programas de vacinação ao redor do globo e da competência dos governos em repassar os dados, tanto dos vacinados quanto da disseminação do vírus, à organização.