Servidores(as) lotados no Campus Jorge Amado (UFSB/CJA) se reúnem para tratar das péssimas condições de trabalho no prédio

Na última quarta-feira (22/03) os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) lotados no campus Jorge Amado (CJA), se reuniram com a ASSUFBA Sindicato para discutir a falta de condições de salubridade no campus, relacionamento interpessoal e o assédio moral coletivo.

Os(as) trabalhadores(as) pontuaram a dificuldade em acessar as instalações da universidade, que possui na entrada do campus, uma estrada sem asfalto, com buracos e, dias chuvosos, torna o acesso ao local inviável. Além disso, o campus sofre com a falta de iluminação.

Os problemas atingem não somente os(as) TAE, mas também toda a comunidade acadêmica. A maior parte das instalações do campus também estão sem aparelhos de refrigeração, como ocorre com as salas de aulas, e os(as) próprios(as) trabalhadores(as) acabam levando até ventilador para o local de trabalho. Outro ponto levantado são as reformas de extensão que estão sendo feitas com os servidores trabalhando concomitantemente no local. Essas reformas mexem com fiação, ruídos de máquinas, dedetizações e outros, que acabam atrapalhando e gerando um grande transtorno aos trabalhadores (as). O CJA também não possui um apoio médico próximo, apenas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Ilhéus, muito distante da Unidade.

Todos esses transtornos relatados, ocasionam insegurança aos(as) trabalhadores(as) para exercer as suas funções no atendimento qualificado da comunidade universitária no referido prédio. A ASSUFBA Sindicato enviou em novembro de 2022, um ofício pedindo vistoria das instalações e a emissão de laudo técnico de segurança do trabalho que comprove a seguridade do ambiente de trabalho do Núcleo Administrativos do Campus Jorge Amado e/ou garantia das devidas correções das situações de risco para o pleno exercício das funções, mas até o momento, tal laudo, essencial para o regular funcionamento das edificações, bem como tranquilizar os(as) trabalhadores(as) quanto à segurança deles(as) não foi apresentado.

Outras queixas foram colocadas durante a reunião com a ASSUFBA, como por exemplo a sensação de descaso e desamparo com o campus de modo geral. As deliberações relacionadas ao campus, as quais afetam diretamente aos servidores, não têm sido discutidas com eles, a exemplo de remoção(es) de trabalhador(a/es/as) sem justificativas e motivações no mínimo duvidosas. As decisões são tomadas, impostas sem qualquer chance de diálogo.

Sem resposta efetiva da reitoria, os servidores pedem uma solução urgente, pois ainda enfrentam todos os problemas citados acima, prejudicando o rendimento e pondo a vida dos(as) trabalhadores(as) em constante perigo.

A ASSUFBA Sindicato atendeu o chamado e se comprometeu com os encaminhamentos ali propostos, bem como buscará a articulação com as demais categorias buscando alternativas para resolução das demandas de interesse mútuo. A Entidade Sindical, ressalta e entende que é dever da Gestão da Universidade, garantir e zelar por um ambiente seguro, acessível e que possibilite condições de trabalho digna! Os(as) trabalhadores(as) do CJA pedem respeito!