A ASSUFBA e o Reitor da UFBA, João Carlos Salles, tratam de condições de trabalho com os servidores da Biblioteca Universitária Omar Catunda

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, e o Coordenador de Comunicação do Sindicato, Antonio Bomfim Moreira, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (05/04), com os servidores da Biblioteca Universitária Omar Catunda, para tratar das condições de trabalho no local. A reunião contou com a presença do Reitor da UFBA, João Carlos Salles, e o superintendente da SUMAI, Fábio Velame.

Os Técnico-Administrativos em Educação lotados na Biblioteca, que foi inaugurada no dia 2 de agosto de 2016, apresentaram as queixas referentes ao ambiente de trabalho, a exemplo do sistema de refrigeração ineficiente, os problemas estruturais do prédio, disposição dos setores, buracos no teto, banheiros sem estrutura, questões elétricas e infiltrações.

IMG_0626

Assim que foi acionado pelos trabalhadores, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, foi ao local verificar as condições de trabalho e entrou em contato com o Reitor da UFBA para marcar uma reunião.

Renato pontuou ser muito importante a forma de organização dos servidores e colocou a ASSUFBA à disposição para ajudar no que for preciso.

O superintendente da SUMAI, Fábio Velame, informou que na próxima semana novos equipamentos para melhorar o sistema de refrigeração serão instalados nos três pavimentos. Também disse que será feito um novo layout para os setores, conforme as especificidades de cada um e as demandas dos funcionários.

Velame afirmou ainda que vai notificar a empresa responsável pelas obras e agendar uma reunião com uma arquiteta e os funcionários, a fim de que seja definida a melhor forma de resolver os problemas.

O Reitor da UFBA, João Carlos Salles, agradeceu a ASSUFBA por intermediar o contato com os técnicos e reafirmou que a reunião foi um gesto importante que deve ser rotineiro. Também disse que “o interesse da Administração Central é combater a precarização do trabalho e criar as condições, não só para o exercício profissional, como para o acolhimento ao estudante e ao docente e, é claro, para expressar a qualidade da Universidade Federal da Bahia. Vamos nos esforçar. A Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura vai trabalhar para atender as demandas”.