AG seguida de ato contra a Ebserh mobiliza servidores da UFBA

Na manhã de ontem (18), os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram assembleia geral para retirar delegados à Plenária da Fasubra Sindical. Concentrada na reitoria da instituição, a categoria promoveu um ato convocado pela ASSUFBA Sindicato contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ASSUFBA vai levar quatro delegados de base e um da direção da entidade à Plenária da Fasubra, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, em Brasília. Na concorrência entre duas chapas, a Chapa 1 – Unidade Pra Lutar – foi vencedora e a Chapa 2, da Tribo, não atingiu quórum mínimo para levar seu representante.

Foto: Américo Barros

“A plenária será um momento importante para avaliarmos os ganhos efetivos da greve forte que fizemos. Além de realizar um balanço da greve de 2012, vamos tratar da negociação coletiva e da regulamentação do direito de greve no serviço público”, informa a coordenadora geral da ASSUFBA, Nadja Rabello.

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto, reforçou a importância da plenária. “Vamos a Brasília com a certeza de continuar a luta pela categoria. Durante a greve, nossa unidade garantiu questões fundamentais, como a isonomia entre ativos e aposentados, mas temos muita luta pela frente. A ASSUFBA vai se manter firme nas batalhas em defesa da educação e dos servidores”, ressaltou o dirigente.

“Fora Ebserh!” – Durante o protesto irreverente, os trabalhadores decoraram a reitoria da UFBA com abacaxis, satirizando a Ebserh, que, de acordo com a categoria, representa uma ameaça para os hospitais universitários. No último dia 4, a luta da comunidade universitária já havia adiado a reunião do Conselho Universitário da UFBA que votaria a adesão à empresa.

Foto: Américo Barros

“Conseguimos protelar a votação, mas uma manobra do reitorado empurrou a decisão para hoje, dia em que a universidade está esvaziada. Entendemos que a universidade conduziu o debate sobre a Ebserh de maneira pouco democrática, mesmo com nosso posicionamento contrário à empresa. A UFBA tem trabalhado rapidamente para fazer a adesão, sem tomar o devido cuidado nem avaliar o que isso pode representar para a maternidade”, avaliou a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel.

Alvo de moções de repúdio de diferentes entidades em todo o país, a Ebserh recebe o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Nas reuniões de Congregações da UFBA, o modelo foi rejeitado pelo Instituto de Biologia (IBio), Psicologia (IPsi), Ciência da Informação (ICI), pelas escolas de Nutrição (ENUFBA), Enfermagem (EEUFBA), Belas Artes (EBA), Faculdade de Educação (FACED). No entanto, as faculdades de Medicina (FAMEB) e Odontologia (FOUFBA) foram favoráveis à Ebserh. O Instituto de Matemática (IM/UFBA) e a Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) se abstiveram.

Ascom ASSUFBA Sindicato
19/10/12