Agenda de Carnaval da CTB começa na quinta-feira

O Carnaval se aproxima e os trabalhadores classistas estão se organizando para curtir a folia. Com a organização de lavagens, reunidos em blocos ou participando da Mudança do Garcia, os cetebistas costumam dar um toque de irreverência à festa que reúne milhões de pessoas durante cinco dias nas ruas de Salvador.

A programação dos classistas começa na quinta-feira, 12 de fevereiro, com duas atividades importantes. A Lavagem do Beco das Quebranças, organizada pelos Bancários, começa às 18h30, em frente à sede sindicato, nas Mercês. A festa vai contar com a alegria do Rei Momo e da Rainha das Quebranças e da banda de sopro e percussão do Mestre Moacir, responsável pela animação da galera.

No mesmo dia, a partir das 19h, começa no Campo Grande a concentração para o Grito de Carnaval dos Comerciários, que costuma arrastar uma multidão pelas ruas do Centro, ao som de fanfarra e banda de percussão. As bandas começam a tocar já na arrumação do bloco, o que costuma garantir a animação do pessoal durante todo o desfile.

De sexta até a segunda-feira, o ponto de encontro é o Camarote Universitário, em Ondina. O espaço, administrado pela Assufba Sindicato, tem vista privilegiada para o circuito Dodô – Barra- Ondina, onde desfilam as principais atrações da festa. O local também costuma reunir as lideranças sindicais classistas durante a festa momesca.

O ponto alto da festa é o desfile da Mudança do Garcia, bloco de protesto mais tradicional de Salvador. O desfile acontece na segunda-feira de Carnaval, no circuito Osmar- Campo Grande. Este ano, a CTB Bahia estará participando da comissão de organização do bloco, que é o espaço mais democrático do carnaval de Salvador, com a participação de milhares de pessoas.

Sem cordas, abada ou exigência de fantasia, a Mudança é um espaço aberto para a participação de baianos e turistas, que costumam aproveitar o bloco para levar seu protesto. O governo, a Justiça e os políticos costuma ser os alvos preferenciais das manifestações, que costumam primar pela irreverência. Concentração às 9h, no Largo do Garcia.

Fonte: CTB