Agora é lei: 2 de Julho é data comemorativa nacional

Cabocla é um dos símbolos revernciados pelos baianos

Cabocla é um dos símbolos revernciados pelos baianos

A presidente Dilma Rousseff sancionou, na última quarta-feira (5), o  PL 61/2008, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que institui o dia 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais.

Alice Portugal esclarece que o projeto não prevê a criação de mais um feriado nacional, mas faz jus “ao relevante papel que a independência da Bahia significou para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa”. Para ela,  lideranças do movimento  popular que lutou   contra a dominação do colonizador “merecem ter seus nomes inscritos ao lado de outros bravos que são homenageados em todo o País, como Luiz Lopes, João das Botas, Joana Angélica e Maria Quitéria de Jesus”.

 Como importância da inscrição da data no calendário das efemérides nacionais, a deputada cita, entre outras coisas, o registro que o 2 de Julho terá nos livros de História do Brasil. Além disso, Alice Portugal espera que a lei possa contribuir para a valorização de  outros “símbolos e patrimônios nacionais presentes na memória e na vida do povo baiano”. Como exemplo, Alice cita  a transformação da Biblioteca Pública da Bahia e do Arquivo Público da Bahia, respectivamente, em Biblioteca Nacional da Bahia e Arquivo Público Nacional da Bahia. Esses pelitos representam outra frente de trabalho da parlamentar, que tem se destacado no Congresso Nacional na valorização e no fomento da cultura.

A pedido de Alice Portugal, ao final do mês de junho, será realizada sessão solene na Câmara dos Deputados em alusão à data mais festejada pelos baianos.  Além da solenidade, objetos e ícones do 2 de Julho ficarão expostos à visitação pública na casa legislativa.

Para a parlamentar,  a instituição da data também vai dar maior  legitimidade  e visibilidade ao debate em torno da restituição do nome 2 de Julho ao aeroporto internacional de Salvador, que passou a ser denominado Deputado Luiz Eduardo Magalhães após a morte do político baiano, em 1998.  A volta do antigo nome ao aeroporto da capital baiana tramita na Câmara dos Deputados como objeto do PL 6106/2002, de autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA).
Para conhecer um pouco mais sobre a história da data magna dos baianos acesse http://goo.gl/u55Ce

Fonte: http://aliceportugal.org.br/