Alerta aos servidores: reforma da Previdência, administrativa e tributária

Debate realizado na Assembleia Geral do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) discutiu as ameaças sofridas pelos servidores, que serão prejudicados com a aprovação as reformas da Previdência, administrativa e tributária. Redução de salários de entrada, perda da estabilidade e outros itens mais foram discutidos no encontro, que ocorreu na última semana.

Próxima de ser aprovada no Senado, a reforma da Previdência propõe um total desmonte do sistema previdenciário ao dificultar as regras de acesso, além da redução dos valores dos benefícios, entre outras questões. O plenário da Casa pretende realizar a votação em primeiro turno na próxima terça-feira (24/09).

As reformas administrativa e tributária estão entrando em debate no Congresso e possuem apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Redução do número de carreiras no serviço público, fim da estabilidade e outros pontos são propostos pelas reformas. Para as entidades do Fonacate, tais propostas são de grande preocupação para os servidores.

O Fonacate irá reunir a equipe técnica para organização de novos projetos voltados a valorização do serviço público, uma vez que reconhecem os perigos propostos pelas reformas do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Desde o governo de o ex-presidente Michel Temer (MDB), os servidores vêm sofrendo pela crise econômica. A partir de então, são considerados os grandes culpados e responsáveis pelo desajuste fiscal no país.