Alice comemora aprovação de projeto sobre quebra de patentes de vacinas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (06/07) o PL 12/21, de autoria do senador Paulo Paim, que determina a quebra de patentes de vacinas contra a covid. A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), parlamentar que iniciou o debate sobre o tema no Congresso Nacional com a realização de uma Comissão Geral em abril, é coautora do PL 1184/20, de autoria de Jandira Feghali, que está apensado ao PL 12. Alice articulou junto à presidência da Casa para que a matéria fosse coloca na pauta do Plenário.

“Somos a favor da democratização da vacina, somos a favor da quebra de patentes, do licenciamento compulsório das vacinas. O Brasil está atrasado na vacinação por conta da negligência e incompetência do governo Bolsonaro. Precisamos garantir os imunizantes para toda a população e a quebra das patentes é um grande passo para isso, porque irá multiplicar a produção de imunizantes e impedir mais mortes pelo mundo” afirmou a deputada.

O PL 12/21 retorna para votação no Senado e depois seguirá para sanção presidencial. “O mundo clama pelo fim da pandemia e a vacina é uma forma comprovada para combater o avanço do vírus. Precisamos avançar na quebra de patentes dos imunizantes para salvarmos vidas. Vamos continuar na luta para que o Senado aprove o substitutivo da Câmara e que Bolsonaro aprove sem vetos o texto o mais rápido possível”, finalizou Alice. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Deputada Alice Portugal