Alice convoca ministro da Educação para explicar demissões no Inep

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) anunciou que fez uma convocação para que o ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro, explique, Câmara dos Deputados, as recentes demissões no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Mais de 30 servidores da entidade, responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), anunciaram saída, nesta semana.

Segundo a parlamentar do PCdoB-BA, a convocação levou em conta a necessidade de o ministro explicar a crise no Inep e informar se as provas do Enem, marcadas para começar no próximo dia 21, foram comprometidas pelas demissões em série. Entre os servidores que pediram para sair dos cargos, estão até coordenadores do instituto.

“O ministro da Educação precisa prestar os devidos esclarecimentos sobre a crise instalada em sua pasta e sobre os riscos que pairam sobre a realização do Enem, devido a saída em massa dos servidores do Inep, órgão responsável pelo exame”, afirmou Alice.

A parlamentar comunista ainda garantiu que vai questionar o ministro também sobre os diversos outros problemas na gestão federal, o que tem gerado uma crise na educação do país, de acordo com ela. “O governo Bolsonaro elegeu a Educação como sua principal inimiga e promove o desmonte das políticas públicas para o setor”, finalizou.