Alice Portugal quer memorial e indenização para vítimas da ditadura na Bahia

Ainda como deputada estadual, em 1995, Alice propôs projeto de lei que ficou “engavetado” na Assembleia Legislativa da Bahia.

Coordenadora  de Juventude da  Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comemora a disponibilização dos arquivos da ditadura na internet e  defende a criação de memorial  baiano de torturados e desaparecidos no período da ditadura militar e ainda indenização para portadores de sequelas por agressões sofridas na Bahia durante o Estado de exceção. “Há muitos que não morreram, mas sucumbem às agressões que sofreram à época e nada aconteceu”, denuncia a parlamentar.
Ainda como deputada estadual, em 1995, Alice Portugal  apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia projeto de lei que tratava da matéria, mas o mesmo nunca foi para pauta de votação. Segundo Alice, leis semelhantes já estão em vigor em outros estados como Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. A parlamentar credita o atraso baiano  “à oligarquia autoritária que por  40 anos fez a infelicidade do nosso Estado”. Na Bahia, há registro de 32 mortos e desaparecidos políticos para um contingente de 415 vítimas do regime totalitário no Brasil.
Fonte: aliceportugal.org.br