Alice presente nas atividades pela jornada de 30horas da enfermagem

8640087259_9a735cb99bCategoria realiza audiência pública e caminha na Esplanada dos Ministérios pedindo que parlamentares votem projeto que estabelece 30 horas semanais para enfermeiros

A votação do projeto de lei que estabelece uma jornada detrabalho semanal de 30 horas para profissionais de enfermagem poderá ser definida na próxima terça-feira (16/10). A Câmara recebeu nesta terça (09/10) representantes dos enfermeiros, acompanhados de deputados favoráveis a regulamentação da jornada de trabalho.

A deputada federal Alice Portugal participou da audiência pública realizada nesta terça promovida pelo Fórum 30 horas Já, como parte das atividades pelo Dia Nacional em defesa dos projetos de interesse da Enfermagem.

Alice reafirmou o compromisso com os profissionais da área de enfermagem e pela a luta para modificar a carga horária de trabalho desta importante categoria da área da saúde. “Há anos tenta-se aprovar este projeto, é um PL que vem sofrendo a oposição de parte do setor privado, que teme prejuízos”, para Alice “a jornada de 30 horas semanais é condição necessária para uma assistência de enfermagem segura, de qualidade humana e digna”, pontuou.

Aline Soares, Coren-BA; deputada federal Alice Portugal e a vereadora Aladilce Souza. Enfermagem, 30 horas já!

Aline Soares, Coren-BA; deputada federal Alice Portugal e a vereadora Aladilce Souza. Enfermagem, 30 horas já!

De acordo com Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a reivindicação da carga de 30 horas já estava no projeto de lei que instituiu a profissão, em 1955, mas foi vetada e classificou como “péssimas” as condições de trabalho dos enfermeiros. “Temos uma taxa de afastamento por causa de doenças que vem da sobrecarga e da falta de contratação do número adequado de profissionais. Nós somos submetidos a péssimas condições de trabalho, os hospitais não contratam mão de obra suficiente, os trabalhadores estão cobrindo atividades de outros e ainda falta material nos hospitais” relatou Solange.

Outros profissionais de saúde já contam com a regulamentação da carga horária semanal, como médicos, 20 horas, e fisioterapeutas e fonoaudiólogos, 30 horas.

Fonte: http://aliceportugal.org.br