ANDES-SN divulga agenda de lutas do Setor das Ifes

AndesA agenda de lutas do Setor das Ifes para o segundo semestre de 2013, aprovada durante o 58º Conselho do ANDES-SN (Conad), foi divulgada pelo Sindicato Nacional nesta terça-feira (6), por meio da circular nº 136/2013 (confira o documento), encaminhada às Seções Sindicais, Secretarias Regionais e diretores.

Para este mês, o ANDES-SN e suas Seções Sindicais concentram esforços para o Dia Nacional de Paralisação em 30 de agosto, com oito eixos que compõem a pauta unificada proposta pelas centrais: a redução do preço e melhor a qualidade dos transportes coletivos; mais investimentos na saúde e na educação pública; fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias; redução da jornada de trabalho; salário igual para trabalho igual, combatendo a discriminação da mulher no trabalho; fim dos leilões das reservas de petróleo; contra o PL 4330, da terceirização; e reforma agrária.

As atividades e mobilizações desta terça-feira (6), contra o PL 4330/2004 – das terceirizações –, que visa à regulamentação a prestação de serviço, via subcontratação, realizadas em todo o país e convocada pelas oito centrais sindicais, integram a agenda de lutas do setor.

A Diretoria do ANDES-SN ressalta a importância do empenho dos docentes na organização e mobilização das atividades previstas, visto que o cronograma já está em curso e o “sucesso político das atividades previstas implica em uma boa preparação em cada uma das Seções Sindicais”.

Para agosto e setembro, está prevista a atualização das pautas locais e envio destas e dos dossiês para a Secretaria do ANDES-SN, além de retomada de negociações com as Reitorias; a construção de atividades preparatórias ao Seminário Estado e Educação, especialmente no que diz respeito à natureza dos Colégios de Aplicação; a reunião do Setor em Brasília, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro; e atuação junto aos parlamentares, durante a tramitação da MP 614/2013, em defesa da proposta do ANDES-SN e por abertura de negociações com o poder Executivo. Durante estes dois meses foi apontada a luta prioritária em torno de itens da pauta, como Autonomia Universitária, Defesa dos Direitos na Aposentadoria, a luta contra o Funpresp e contra os fatores que levam ao adoecimento dos docentes.

Para setembro, está previsto o lançamento nacional da segunda edição da Revista Dossiê Nacional – Precarização das Condições de Trabalho nas IFE. A agenda de lutas prevê ainda participação no Seminário Estado e Educação. Além do Encontro Intersetorial, que será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro em Brasília, a agenda de lutas prevê para este mês o lançamento da Revista Dossiê nas Seções Sindicais.

 Fonte: Andes