Após ampla negociação com a ASSUFBA, Promédica aceita reduzir reajuste do plano de saúde de 16,71% para 9,9%

 

Como em todos os anos, a Coordenação da ASSUFBA se empenha para negociar o reajuste do plano de saúde. Após ampla negociação, que começou em fevereiro, o índice acordado com a empresa foi de 9,9%. A notícia foi dada em reunião, nesta segunda-feira (18/03), entre o Sindicato, representantes da assistência médica e da empresa que presta serviços para a entidade fazendo o acompanhamento do contrato, além dos usuários.

As representantes da Promédica, Natércia Amâncio e Angela Freire, explicaram que o percentual de apuração de sinistralidade anual ficou em 87,53% e ultrapassou a base de 75% prevista em contrato nos meses entre dezembro de 2022 a novembro de 2023.

A Coordenadora Geral da ASSUFBA, Nadja Rabello, explicou como se deu a negociação. Inicialmente a Promédica propôs reajuste de 16,71%, a partir da data-base. O Sindicato explicou que o índice era inviável, diante da realidade financeira da categoria. A direção do plano de saúde fez outra proposta, em torno de 12%, percentual ainda elevado e, finalmente, após a intervenção da ASSUFBA, a assistência médica propôs então o índice de 9,9%.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, lembrou que apesar de a data-base prevista para reajustar o contrato ser 1º de março, nos últimos anos, o Sindicato tem conseguido que a cobrança do reajuste tenha início em 1º de abril, como forma de atenuar os custos para a categoria. Ele também alertou sobre a necessidade de oxigenar o plano de saúde com novas adesões.

Ao longo da reunião, os usuários opinaram, tiraram dúvidas e fizeram sugestões à Promédica, a exemplo de atendimento e rede credenciada. Muitas demandas foram respondidas pela representação do plano de saúde.

Reunião

Para tratar da rede credenciada, a ASSUFBA vai agendar uma nova reunião com os usuários e a direção da Promédica. Antes, aplicará questionário com os(as) servidores(as) para compilar as demandas.