APUR E ASSUFBA UNEM FORÇAS EM DEFESA DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE ENSINO NA UFRB
No dia 07, as diretorias da APUR e da ASSUFBA se reuniram para tratar da articulação política das categorias na UFRB, tendo como pauta: Estatuinte, Federalização do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ), Turnos Contínuos, Terceirização na UFRB, Condições de Trabalho e Insalubridade.
A direção da APUR declarou apoio à implantação dos turnos contínuos dos servidores técnico-administrativos na UFRB. As duas representações sindicais reconheceram a importância de lutar para transformar o HRSAJ em Hospital Universitário, assim como registraram ser de posição contrária a EBSERH. Outra questão de destaque foi a terceirização dos serviços e a carência de servidores técnicos na UFRB, que vêm acarretando uma sobrecarga de trabalho para as duas categorias, uma vez que, na ausência de um maior efetivo, os docentes cotidianamente estão assumindo atribuições que são dos técnico-administrativos.
No próximo período, a APUR e a ASSUFBA promoverão ações políticas e judiciais conjuntas para que os direitos de todos os servidores sejam garantidos, com destaque para o pagamento do Auxílio de Insalubridade e da Gratificação de Encargos de Cursos e Concursos, que há muito são negadas na UFRB.
As representações sindicais reforçaram a necessidade emergencial de avançar na articulação política e na luta conjunta das três categorias por melhores condições de trabalho e ensino na UFRB, e a importância da organização de uma Assembleia Universitária. A reunião contou com as presenças de David Teixeira, presidente da APUR; Herbert Toledo, vice-presidente da APUR; Aida Maia, coordenadora geral da ASSUFBA; Ivonete de Jesus, seção ASSUFBA e Florisvaldo da Silva Junior, seção ASSUFBA.
Fonte: apur.org.br