Arraiá da ASSUFBA é celebrado com o retorno dos trabalhos na seção sindical da UFRB

Ao som de muito forró, comidas típicas e muita animação, os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação curtiram o Arraiá da ASSUFBA na noite de terça-feira (20/06) na Seção Sindical da UFRB em Cruz das Almas. O festejo marcou também a retomada das atividades na Seção.

Dois ônibus levaram os(as) servidores(as) de Salvador, que puderam curtir um festejo junino tradicional, com o clima frio do interior e direito à fogueira. O cantor Erasmo e a banda Forrozão do Galego deram um toque especial à comemoração.

O coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, fez uma saudação aos presentes, relembrando as lutas históricas da ASSUFBA na UFRB contra o desmonte da Educação e os esforços da Coordenação para fortalecer a ação sindical no local. A coordenadora Regional e anfitriã da festa, Ana Coelho, aproveitou para agradecer aos colegas que se empenharam na construção do evento.

O servidor lotado no CAHL e integrante da Seção Sindical, João Carlos Lima, falou da importância do movimento sindical e das ações em defesa da universidade agora no governo Lula. “Minha vontade de estar no sindicato é de poder contribuir para que tenhamos acesso aos nossos direitos (…) nesse momento de ingresso de um governo democrático e que pensa na classe trabalhadora, é maravilhoso e oportuno para que possamos retomar e começar o que não foi feito por Bolsonaro. Nós, mesmo dentro da categoria de servidor público federal, temos uma distorção (desvalorização) muito grande de salário que precisa ser vista”, refletiu.

Mauricio Peixoto, chefe do Núcleo de Gestão de Manutenção de Bens Móveis na UFRB, relembrou o início do tradicional Forró da ASSUFBA, há 15 anos atrás, que era feito no antigo RU. “Era uma festa grandiosa, mas infelizmente com pandemia não pode acontecer (..) e agora a gente vê a ASSUFBA renovada, com a nova direção da Seção, para dar um novo rumo ao sindicato e retomando essa tradição que é o forró aqui em Cruz das Almas. É uma grande alegria dividir hoje esse momento com os companheiros de Salvador”, finalizou.

Contextualizando o cenário das mulheres dentro da universidade e a contribuição no movimento sindical, Ana Coelho pontuou a necessidade de se criar um movimento das mulheres dentro da UFRB, visto o novo reitorado chegando, que será administrado por uma mulher. “Aqui infelizmente os homens sempre levam mais vantagem. Em todas as reuniões com o Reitor (Fábio Josué Souza ), saliento a falta de mulheres TAE como coordenadoras”, disse.

Retomado com chave de ouro, o Arraiá encerrou com um gostinho de quero mais. A coordenação agradece a todos(as) os(as) participantes e deseja a todos(as) um excelente São João.

VEJA MAIS FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1oR-1hWGcHI_orQAyicL5HTQXCkXkVtX_?usp=sharing