Assembleia altamente participativa aprova Prestação de Contas da ASSUFBA por esmagadora maioria

Um auditório lotado, preenchido por rostos recém-chegados à UFBA, servidores ativos e aposentados. Bonito de ver. Assim foi a assembleia realizada pela ASSUFBA, nesta quinta-feira (04/10), no auditório da entidade. Na atividade, os Técnico-Administrativos em Educação aprovaram, por esmagadora maioria, a Prestação de Contas do Sindicato do primeiro semestre de 2018.

A Coordenadora para Assuntos Jurídicos da ASSUFBA, Nadja Rabello, leu o Parecer do Conselho Fiscal e logo em seguida o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, detalhou os pontos da prestação, de forma muito transparente, e afirmou que foi um semestre atípico, com diversas atividades, como o Carnaval (Camarote Universitário); consulta pública para escolha do reitor da UFBA; Fórum Social Mundial; CONFASUBRA (foram enviados, de forma inédita, mais de 100 delegados); além do fato de a presença do Sindicato ter crescido.

Hoje, a entidade representa os servidores da UFBA, UFRB, UFOB, UNILAB e UFSB. Há um custo maior com deslocamento e realização de atividades nestas instituições. Tudo para que a categoria se sinta ainda mais representada.

Renato lembrou, mais uma vez, a aquisição da sede própria da ASSUFBA, uma conquista histórica da categoria e da Gestão Sindicato É Pra Lutar. Inclusive, mencionou que o objetivo é expandir as atividades no local, que já abrigou o Curso Preparatório para o Concurso da UFBA, realizado pela entidade. A ideia agora é fazer um Curso Preparatório para o ENEM.

Sobre a Hora Extra Incorporada, processo que contempla 1.182 servidores, Nadja Rabello atualizou os presentes sobre o andamento da inclusão em folha do reajuste da parcela e o pagamento retroativo, que compreende o período de 17/03/2017 a 30/09/2018, conforme o Parecer de Força Executória, enviado pela AGU (Advocacia-Geral da União) enviou à UFBA.

A Coordenadora para Assuntos Jurídicos reafirmou que o Sindicato tem empenhado todos os esforços para que o pagamento seja incluído o mais breve possível em folha. Inclusive, Nadja Rabello e Renato Jorge estiveram no gabinete do Reitor da UFBA, João Carlos Salles, nesta terça-feira (02/10), para cobrar celeridade na questão. Vale lembrar que o prazo dado para que a Reitoria proceda com a inclusão termina no dia 11 de outubro.

Quem também comemorou a vitória foi a servidora licenciada da UFBA, Alice Portugal, que fez parte da luta pela Hora Extra Incorporada desde o início. Com muita emoção, Alice relembrou momentos difíceis e importantes do início do processo e exclamou que a vitória era de cada um dos servidores que nunca desacreditaram e sempre confiaram no Sindicato. 

Conjuntura nacional
A Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-racistas, Lucimara da Cruz, também membro da direção da FASUBRA, falou sobre as últimas ações da Federação. Ressaltou ainda que, diante da conjuntura adversa, os servidores precisam construir uma grande unidade para combater o desmonte no serviço público.

“Temos tentado construir uma unidade para enfrentar o período de adversidades, que não cessará com o fim das eleições. Para existir é preciso resistir”, exclamou Lucimara.

Os servidores, José de Deus, Jormar Fadigas e José Luis, que participaram da Plenária Nacional Estatutária da FASUBRA, ocorrida entre os dias 14 e 16 de setembro, falaram sobre as discussões e encaminhamentos do evento.

Minuto de Silêncio
Os técnicos fizeram um minuto de silêncio pelo falecimento de dois grandes companheiros de luta, os servidores Aldo (SUMAI) e Dr. Valdino (Aposentado), que ajudaram a construir a história da ASSUFBA e durante todos esses anos contribuíram para o fortalecimento não só da entidade como da UFBA.

Turnos Contínuos

Os membros da CAJ Central (Comissão de Ajuste de Jornada) e coordenadores de Comunicação do Sindicato, Antonio Bomfim Moreira e Francisco Vilares, deram informes sobre o andamento da implementação dos Turnos Contínuos. No início da manhã desta quinta-feira (04/10), aconteceu reunião com o Reitor João Carlos Salles para tratar do assunto. Na ocasião, a CAJ apresentou a prévia do sistema para implantar o ajuste de jornada na Universidade. 

 

Comemoração das vitórias
Ao final da assembleia, a ASSUFBA serviu um delicioso caruru, regado a muita música, alegria e sentimento de gratidão pelas últimas vitórias alcançadas na Justiça, a exemplo da Hora Extra Incorporada e o Lote de Carmem Seabra Alves Lepletier, referente ao processo de 30 Horas. Os servidores curtiram a tarde desta quinta-feira (04/10) em um clima de bastante descontração e integração.