Assembleia da UFSB discute conjuntura e aprova delegados para a Plenária da FASUBRA

Durante Assembleia Geral Virtual realizada pela ASSUFBA, na manhã desta quarta-feira (05/10), os Técnico-Administrativos em Educação da UFSB elegeram os delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 21 e 22 de outubro. Apenas uma chapa se inscreveu. Por esmagadora maioria, foram aprovados os nomes de Edinelvan Lima (titular) e Danilo Ornelas Ribeiro (suplente). Foram 17 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção.

A Plenária Nacional da FASUBRA vai discutir, entre outras coisas, a PEC 32. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, afirmou que a mobilização da categoria entra em uma fase decisiva, principalmente porque o governo Bolsonaro não tem os 308 votos necessários para aprovar a proposta. Também ressaltou a importância do envolvimento da categoria na luta. “Não terá saída individual”, afirmou.

A Coordenadora do Sindicato e da FASUBRA, Lucimara da Cruz, tratou dos prejuízos da PEC 32, como a contratação temporária que, na prática, significa a extinção do concurso público. Quem também tratou sobre a luta contra a Reforma Administrativa foi o Coordenador da entidade, Valmiro dos Santos, que esteve em Brasília nas manifestações que foram fundamentais para pressionar os parlamentares.

O Coordenador da ASSUFBA, Edinelvan Lima deu informes locais, como a construção da consulta para a Reitoria da UFSB. O mandato atual termina em 2022. Ele falou sobre a reunião que ocorreu recentemente com as representações da comunidade universitária para tratar do pleito. A assembleia aprovou, por unanimidade, os nomes de Maristela Aragão (titular) e Zenilton Gondim (suplente) para compor a Comissão Eleitoral, como representantes TAE.

O servidor Danilo Ornelas, representante dos TAE no Consuni, passou as informações à categoria sobre a finalização das discussões no Conselho Universitário, quanto à apreciação e aprovação da Proposta de Regimento Geral da UFSB. Dentre as conquistas ressaltadas por ele, o aumento no número de representantes TAEs no Consuni, passando de 1 para 2 representantes, e a CIS.

Sobre o retorno ao trabalho presencial na UFSB, Edinelvan Lima informou que o Comitê Emergencial de Crise Pandemia Covid-19 elaborou um Plano para Retomada Gradual das Atividades Administrativas, documento este com os dados referentes à crise sanitária na região de abrangência da Universidade, e os quais demandam certa preocupação e acompanhamento constante. É importante ressaltar que a instituição já divulgou portaria, sem discutir e dialogar com os trabalhadores e representantes da categoria TAE, sobre a volta das atividades administrativas na universidade.

Os técnicos fizeram um amplo debate sobre o assunto e demonstraram preocupação com o retorno às pressas, com plano de retorno o qual não teve participação da entidade e representantes da categoria. Ademais, há um emaranhado de questões que ensejam dúvidas e insegurança por parte dos trabalhadores, principalmente quanto à responsabilidade pelo fornecimento dos EPIs, estrutura e adequação dos locais de trabalhos.

Os servidores aprovaram por aclamação a elaboração de uma nota aos trabalhadores orientando o não retorno presencial até que seja feito o diálogo com a categoria, além da realização de uma audiência com a Reitoria da UFSB para tratar do assunto.