Assembleia Geral da ASSUFBA tira delegados à Plenária da Fasubra

Categoria vota pela representação em Plenária da Fasubra. Foto: Foco Filmes- Américo Barros

A votação para escolha dos delegados ocorreu durante Assembleia Geral da ASSUFBA Sindicato, realizada na manhã de sexta (1/03), na Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA, Antônio Bomfim Moreira .Foto : Foco Filmes- Américo Barros

Coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA, Antônio Bomfim Moreira. Foto: Foco Filmes- Américo Barros

Seguindo o que orienta a Fasubra, a escolha é feita por votação nas chapas, a Chapa 1- Sindicato é pra Lutar obteve 87 votos, a Chapa 2-Independentes obteve 10 votos e a Chapa 3-Tribo, obteve 18 votos. Todas as chapas terão representantes na delegação que irá representar a ASSUFBA, na Plenária da Fasubra, que vai acontecer nos dia 8, 9 e 10 de março, em Brasília.

O coordenador Jurídico da ASSUFBA e coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz apresentou os informes nacionais e realçou a importância da Plenária da Fasubra na construção das lutas da categoria. “Essa Plenária vai discutir os próximos encaminhamentos pelo cumprimento integral do Acordo de Greve”.

Paulo César salientou também outra importante atividade que será realizada antes, que é a Caravana da Fasubra à Brasília na qual uma delegação composta por ativos e aposentados da UFBA e UFRB estará presente. “Estaremos na Caravana no dia 7 porque entendemos que é uma forma de pressão com o governo para cumprimento do que foi acordado na greve de 2012 em relação aos aposentados. Não podemos aceitar uma interpretação equivocada da Lei 12.772/12 pelo governo”.

Lotes

Coordenador Geral, Renato Jorge fala sobre o encaminhamento dos lotes de 30h. Foto : Foco Filmes-Américo Barros

O coordenador geral, Renato Jorge, explicou que os meses de março e abril serão dedicados aos lotes de 30 h, começando no dia 14, às 9h, na Faculdade de Arquitetura pelo Lote Antônio Carlos Lopes Sena. “Vamos fazer reuniões lote a lote para que a categoria esteja a par da situação de cada processo jurídico. A nossa gestão é transparente e não podia ser diferente”.

Renato Jorge também expôs para a categoria a situação do processo da Hora Extra Incorporada. “O Dr. Ivan Brandi, advogado que acompanha o nosso processo, encaminhou à direção da ASSUFBA Sindicato a informação que já apresentou as contra-razões ao recurso especial apresentado pela AGU, no TRF da 1ª Região.”

Turnos Contínuos

Também foi levada ao conhecimento da categoria a decisão da UFRB em implantar os Turnos Contínuos. A coordenadora geral da ASSUFBA, Aída Maia, destacou que a implantação dos Turnos Contínuos na universidade representa um avanço significativo e teve participação decisiva dos Técnico-administrativos em Educação. A aceitação pelo Reitor da UFRB do relatório elaborado pelo GT formado pelos técnicos demonstrou a disposição de consolidar a democracia interna, trazendo benefícios para toda comunidade.

Na UFBA, a direção apresentou a proposta que foi acatada pela categoria da criação de um GT Turnos Contínuos para ampliar a contribuição dos técnicos no encaminhamento desta importante luta. A data de lançamento será amplamente divulgada.

Já os informes do Consuni realizado na última quinta (28) foram passados pela coordenadora de Comunicação, Cássia Virginia B. Maciel que falou do ato realizado por estudantes do ICI / UFBA e apoiado pela ASSUFBA. Os manifestantes participaram da reunião exigindo da reitoria um posicionamento sobre os desmandos no ICI. Cássia Virginia também relatou que práticas autoritárias vêm sendo constantes nas unidades da UFBA. “A UFBA precisa capacitar seus gestores sobre Estágio Probatório porque são constantes os casos de ameaça com frases do tipo ‘ Cuidado, você está em Estágio Probatório’, em nenhum ambiente de trabalho digno isso ocorre, os servidores tem que procurar o sindicato e denunciar”.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato