Assembleia Geral Virtual da UFRB elege seus representantes para a Plenária da FASUBRA

Os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da UFRB aprovaram os nomes de Geraldo Fentanes (Titular) e Elielson Aquino (Suplente) para representar a universidade na Plenária Nacional da FASUBRA que acontece nos dias 30/09 e 01 de outubro, em Brasília.

O Coordenador Geral, Renato Jorge, atualizou a categoria das movimentações políticas que ocorrem a nível nacional. A FASUBRA está com um calendário de mobilizações aprovado na Plenária Nacional do Fórum dos Federais, com proposta de Mobilização nas bases entre os dias 02 a 07 de outubro, e em 03 de outubro, um Dia nacional de luta dos SPF com paralisação. Diante da orientação de aprovação nas bases, os(as) Trabalhadores(as) votaram por 9 votos a adesão da ASSUFBA na mobilização.

Renato salientou que esse calendário não saiu na agenda de construção da Plenária Nacional da FASUBRA, porém, avaliou que deverá ocorrer a discussão de paralisação no encontro. A Reestruturação da Carreira é um dos focos da Plenária.

Luta pela Reestruturação/Aprimoramento da Carreira

Os componentes do GT Carreira deram os informes sobre o andamento dos trabalhos na FASUBRA. Edinelvan Lima, coordenador Geral falou que atualmente estão no processo de sistematização das propostas, buscando a consensualidade. O que não for consenso, será encaminhado e possivelmente votado. Para eles, a proposta tem que ser unificada e finalizada apenas com ganhos para todos indistintamente, sejam ativos, aposentados, pensionistas e de todos os níveis.

Campanha Salarial

A perda salarial dos(as) TAE foi bastante pontuada pelos(as) trabalhadores(as). Foram 7 anos sem ao menos serem ouvidos sobre o tema pelo Governo e neste ano, já puderam levar suas demandas ao PPA 2024 e mantém as conversas com o governo na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira e na Mesa Nacional de Negociação Permanente.

Eleições dos Conselhos Superiores e Mesa Permanente de Negociação

De acordo com a coordenadora, Ana Coelho, atualmente a UFRB não possui candidatos para o CONSUNI. Renato conscientizou a importância dessa representação na base. Frederico Silveira se propôs a participar da Comissão da Eleição. Para a CART, composta com 4 titulares e 4 suplentes, a mobilização feita pela coordenação é que tenha também representantes de todos os campus. O nome de Vladimir para atuar no CAHL e os nomes de Alex e Matheus no CCS, em Santo Antônio de Jesus.

A Mesa Permanente de Negociação implantada ainda no reitorado de Prof. Fábio Josué Souza, será retomada com a reitora recém empossada, Prof. Georgina Gonçalves. As demandas já apresentadas em junho deste ano serão retomadas com o levantamento das novas necessidades da categoria. Uma Roda de conversa com a participação dos(as) trabalhadores(as) da UFRB será realizada, com a finalidade de juntar as novas propostas que serão entregues na primeira audiência com a Reitora. Renato sugeriu que cada campus e centros discutam propostas para encaminhar à mesa, a fim de tornar o diálogo mais coletivo.