Assembleia na UFRB vota pela suspensão da Greve

Com apenas uma abstenção, foi votado nesta quinta (7), pela maioria dos servidores técnicos em Educação da UFRB, a suspensão da greve da categoria, acatando ao Comando Nacional do movimento. A votação ocorreu no Campus da universidade, em Cruz das Almas, numa assembleia bastante movimentada, e que reuniu centenas de trabalhadores, no 25º dia de greve. Durante a assembleia, a categoria analisou o movimento, e ratificou seu posicionamento pela abertura das negociações.

O coordenador jurídico da ASSUFBA, Paulo Vaz, explicou que, mais uma vez a ASSUFBA vai se pautar na posição que o Comando Nacional de Greve adotou. “Temos bastante experiência para avaliar que este é o momento de recuar. Temos que suspender o movimento, observando a atitude do governo, e, a qualquer momento, retomar a mobilização, se necessário, entendendo sempre, que lutamos para garantir melhores condições de trabalho ao servidor”, ressaltou.

Foto: Américo Barros

Para o coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto, a categoria está diante de uma “encruzilhada” que é a busca de uma saída para a questão da greve. “O governo quer que suspendamos o movimento, para então reabrir as negociações. Se suspendermos a greve, eles garantem reabrir as negociações relativas às reivindicações de nossa Campanha Salarial. Por este motivo, o Comando Nacional deliberou pela suspensão do movimento, voltando à mesa de negociação”, observou.

“A categoria, em Cruz das Almas, votou pela suspensão do movimento a partir do dia 14, aguardando a disposição do governo, com propostas para a campanha salarial até o dia 31 de julho, quando será realizada a Plenária Nacional. Entendemos que o momento exige estratégia de nossa parte. Enfrentaremos dentro de poucos dias o recesso parlamentar e, em 31 de agosto, o governo fecha o orçamento”, alerta Aline Soares, servidora e representante da ASSUFBA Sindicato no Comando Nacional.

Para o servidor da UFRB, Hélio Machado, a FASUBRA está agindo com muita maturidade e coerência. “Se o governo não corresponder às nossas expectativas, nós poderemos inviabilizar o próximo semestre. Nós não estamos brincando numa greve”, afirmou.

“O que estamos fazendo agora com esta interrupção da greve, é um recuo estratégico”, enfatizou a servidora da UFRB, Ana Claúdia Reis.

No próximo dia 13 de julho, às 09h da manhã, a categoria vai realizar nova assembleia geral no Campus da UFRB.

07/07/2011

Ascom ASSUFBA Sindicato