ASSUFBA apoia a campanha Setembro Amarelo

A Assufba Sindicato apoia a campanha Setembro Amarelo, que alerta a população para a prevenção do suicídio. O Brasil figura uma estatística preocupante de 12 mil suicídios por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No mundo, são mais de 800 mil ocorrência, segundo o primeiro relatório mundial do tema divulgado pela OMS.

O suicídio costuma ser motivado por transtornos mentais tratáveis, como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar afetivo, dentre outros. Somente 3% das pessoas que tiram a própria vida não possuem esses transtornos diagnosticados.

Esteja atento ao seu amigo ou familiar que está desmotivado, com sinais de desânimo profundo ou irritabilidade, dificuldades de concentração, tomar decisões e até mesmo a falta de higiene com o corpo podem ser sinais de algum transtorno mental que pode levar ao suicídio.

O comportamento é o maior indicador do que pode estar acontecendo com aquele que está ao seu lado. Verifique, leve ao médico até que seja ajustado junto ao paciente o melhor tratamento possível.

A depressão não está desassociada dos ambientes e pressões externas. O desemprego ou a instabilidade no trabalho prejudica o cidadão. A conjuntura do país coloca o brasileiro em crise, em uma saúde mental cada vez mais vulnerável. Fiquem atentos ao próprio estado e quem está do lado.