Assufba apresenta Prestação de Contas em assembleia com a categoria

Prestação de Contas, Turnos Contínuos, Hora Extra Incorporada, Dimensionamento de Carreira e Informe Nacional fizeram parte da pauta da assembleia dos técnico-administrativos da UFBA, ocorrida na quinta-feira (11/12), na Escola Politécnica, Federação.

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, deu início ao encontro com as informações sobre a eleição para os Conselhos Superiores, que serão realizados nos dias 16 e 17 de dezembro. As inscrições se encerraram em 05/12 e a lista com os candidatos pode ser visualizada no site da entidade.

Posteriormente, assim que a apuração for concluída, será publicado o resultado da eleição para os Conselhos Superiores.

Prestação de Contas

Ao dar início a Prestação de Contas da Assufba, período 1º de janeiro a 30 de setembro de 2014, Renato Jorge declarou que o perfil territorial da Assufba mudou por conta da expansão da atuação do Sindicato nas universidades já existentes e a chegada de novos filiados.

Após ler o parecer do Conselho Fiscal sobre a conformidade das contas, o coordenador destacou alguns itens. “Atualmente, a Assufba não tem nenhuma dívida na praça e nem com encargos trabalhistas; as despesas do Jurídico aumentaram por conta das demandas e processos do setor; as despesas com as Seções Sindicais foram maiores por causa da ampliação da base territorial da Assufba.”

Sobre a compra da sede administrativa da Assufba, Renato Jorge declarou que foram adquiridas cotas de consórcio para a compra. Ele falou ainda da situação dos inadimplentes da Promédica: “Temos uma lista de devedores que não podemos desligar do plano, pois estão com problemas de saúde. E esse ônus fica com o sindicato. Vamos discutir a situação em reunião com os usuários do plano”. Após a leitura e explicação, a Prestação de Contas da Assufba foi aprovada com apenas uma abstenção.

Plenária da Fasubra

Coordenador Jurídico da Assufba e integrante da Fasubra, Paulo Vaz apresentou aos presentes um resumo sobre a plenária Estatutária da Fasubra, realizada entre os dias 05 e 07/12. “Foi um encontro pacífico e com grande preocupação sobre a sinalização do governo de reajuste fiscal para 2015. O governo já sinalizou que receberá a Fasubra após março. Esse é o momento em que precisamos nos unir ainda mais”.

“A plenária apontou ainda que os TAEs não aceitem mais aumento a cada três anos. Nosso piso é de três salários mínimos. Isso é resolução congressual. Nós vamos lutar pelo PCCTAE, Step, Turnos Contínuos, ascensão funcional e regulamentação da greve”, declarou Paulo.

Calendário – De 31/01 a 02/02, acontecerá a Plenária dos Servidores Públicos Federais e caravana à Brasília para recepcionar os novos deputados. Em março, tem a paralisação nacional das universidades. Já entre os dias 04 e 08/05, será realizado um congresso da Fasubra.

Para Renato Jorge, é necessário debater internamente sobre o PCCTAE. O coordenador afirmou que a Bahia deverá formular uma proposta sobre o assunto e enviar à Fasubra.

Dimensionamento da Carreira

Foi realizada reunião para tratar do Dimensionamento da Carreira dos TAEs. Segundo Renato, o dimensionamento, Controle de Frequência e turnos contínuos estão vinculados, e a categoria precisa participar mais da discussão. No próximo dia 15, tem reunião para tratar do tema e, no dia 22, um novo encontro com a Prodep irá tratar da situação dos trabalhadores do Hupes.

Sobre o Controle de Frequência, o coordenador informou após o recesso do final de ano será realizada uma grande mobilização nas unidades da UFBA para debater o tema com a categoria.

O coordenador da Assufba, Euler Moraes, disse que a CAJ está se reunindo semanalmente e que, entre 05/01 e 05/03, estarão abertos os processos para pedir ajuste de jornada. Até essa semana, mais de 90% das unidades já havia feito o dimensionamento da força de trabalho. Renato informou que a Assufba Itinerante retornará com essa discussão.

Hora Extra Incorporada

Os 3 meses e 18 dias serão pagos no salário de dezembro, informou Renato Jorge. “O mais importante é o início da execução desse processo, que atinge mais de mil trabalhadores. Estamos fazendo o cálculo desses valores. Iremos agendar uma assembleia com Ivan Brandi só para tratar disso”.