ASSUFBA cobra vacinação dos trabalhadores dos Hospitais Universitários COM-Hupes e MCO

Com a chegada de 119,5 mil doses da vacina de Oxford para a Bahia, no domingo (24/01), a ASSUFBA espera que o COM-Hupes (Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos) e a MCO (Maternidade Climério de Oliveira) iniciem rapidamente a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores das unidades.

Apesar do envio de novas doses para o Estado, a quantidade disponibilizada ainda é insuficiente para a demanda. O governo Bolsonaro é o grande responsável pelo atraso no plano de imunização. Além de interferir de forma negativa no esforço dos estados para conseguir a vacina, o presidente tem assumido uma postura entre o negligente e o negacionista. Uma irresponsabilidade que tem tirado a vida de milhares de brasileiros.

Na Bahia, de acordo com o plano estadual de vacinação, nesta primeira fase estão sendo vacinados os trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Em todo o Brasil, diversos Hospitais Universitários já iniciaram a vacinação de profissionais contra a Covid-19. Vale lembrar, no entanto, que nem todos os HU são unidades de referências para tratamento de Covid-19. Portanto, a vacinação vai acontecer de forma prioritária, ou seja, quem lida diretamente com paciente Covid-19.

Na região Sudeste, por exemplo, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (SP), Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Hospital Universitário Antônio Pedro (RJ) e Hospital Universitário Pedro Ernesto (RJ) já contam com trabalhadores que receberam a primeira dose do imunizante.

Na região Centro-Oeste, o Hospital Universitário de Brasília e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, no Mato Grosso do Sul, também já começaram a vacinar os funcionários.

No Sul, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (SC), o Hospital Universitário São Francisco de Paula UCPel (RS) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (RS) já iniciaram a vacinação.
Na região Norte, o Hospital Universitário Getúlio Vargas, em Manaus (AM) começou a vacinação, mas foi suspensa temporariamente. Já no Nordeste, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa (PB), e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife (PE) já aplicaram a primeira dose na vacina nos profissionais.

A Bahia registrou 2.854 casos de Covid-19 nas últimas 24h. Desde o início da pandemia, 565.320 pessoas foram atingidas pela doença e houve 9.857 mortes, o que representa uma letalidade de 1,74%.

Salvador é a cidade onde há o maior número de casos proporcionais de pessoas atingidas pelo coronavírus: 21,99% do total. Diante do aumento dos casos da doença e o agravamento da segunda onda de Covid-19, a ASSUFBA cobra da direção dos Hospitais Universitários COM-Hupes e MCO o início imediato da vacinação dos profissionais, independentemente do vínculo.