ASSUFBA Com Vida: Sindicato faz ações de solidariedade para enfrentar a crise de Covid-19

A pandemia causada pelo novo coronavírus alterou a rotina do mundo inteiro. Os órgãos internacionais, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), recomendaram o isolamentos social como forma de reduzir a disseminação da Covid-19. O distanciamento, no entanto, expôs ainda mais a população mais vulnerável. Para diminuir os efeitos da crise, diversas ações de solidariedade surgiram. A ASSUFBA, claro, não podia ficar de fora.

A inclusão da população mais excluída faz parte dos objetivos estratégicos da ASSUFBA, que mergulhou de cabeça nas ações de solidariedade de classe. A Coordenadora de Formação Sindical da entidade, Adelmária Ione, fala sobre a motivação. “Vivemos em sociedade tão desigual, tão excludente, falida política, moral e culturalmente. Essa situação ficou ainda mais evidente na pandemia que descortinou a opção da classe dominante por uma sociedade baseada no neoliberalismo com um governo de extrema direita que tem como projeto acabar com as políticas sociais e o Estado democrático de direito construídos nas últimas décadas pela luta do povo e participação da esquerda em governos anteriores”.

Para Ione, a ausência de um estado de proteção para a população mais carente exige dos movimentos sociais uma ação imediata e efetiva para tentar minimizar os impactos da maldade do governo. “Para nós sindicalistas, a ação solidária representa um ato de resistência a um modelo de sociedade cada vez mais individualista, representa também a afirmação da nossa ideologia socialista de partilha, respeito, empatia com a dor cotidiana do nosso povo, isso é solidariedade de classe. É sobretudo uma forma de afirmar a nossa bandeira de luta por igualdade de oportunidades e acesso às riquezas produzidas pelos trabalhadores e usurpada pelas elites”.

Com esse pensamento, no dia 8 de junho, a Coordenação de Formação Sindical da ASSUFBA, através da Coordenadora Ione, esteve em São Francisco do Conde para fazer a doação de 113 cestas básicas aos alunos da UNILAB que se encontram em situação de vulnerabilidade. Dentre esses discentes que não recebem auxílio da instituição, mães e grávidas. Os donativos forem entregues ao grupo Irmandade Malês, composto por estudantes brasileiros e estrangeiros da instituição.

O estudante Aparicio Marques Vieira, licenciado em Ciências Sociais pela UNILAB, explica que a demanda surgiu a partir de ex-estudantes e estudantes da instituição. “A pandemia nos afetou de duas formas. Em função das recomendações dos órgãos de saúde, o Restaurante Universitário fechou, era o lugar onde a maioria dos estudantes comia, por conta do preço acessível. Sem o acesso a este espaço, os alunos foram diretamente atingidos”.

Além disso, a pandemia surgiu na semana da formatura de um grupo de estudantes, que terminaram o curso e não tiveram como voltar para casa. Outros desejavam cursar pós-graduação e, por este motivo, permanecem na cidade, já sem vínculo institucional, perderam o auxílio da instituição.

Nesse momento, o Sindicato mantém a atenção redobrada com os profissionais das universidades federais da Bahia que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, sobretudo os que trabalham nos hospitais universitários, que, embora não sejam unidade de referência para Covid-19, recebem pacientes dos grupos vulneráveis.

Para o Sindicato, é fundamental garantir a segurança e condições adequadas de trabalho para todos os trabalhadores. Assim, a entidade monitora a situação dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para quem está potencialmente exposto aos riscos de contaminação pelo coronavírus, especialmente nas unidades hospitalares.

A ASSUFBA, em parceria com o Sindicato que representa os empregados da Ebserh-BA, fez a entrega de protetores de colchonetes para a área de descanso dos trabalhadores da Maternidade Climério de Oliveira. A distribuição foi acompanhada pela Coordenadora de Saúde do Trabalhador da ASSUFBA, Radinei dos Santos, e pelo representante dos trabalhadores da Ebserh, Alessandro Cerqueira.

Os trabalhadores do HUPES também foram beneficiados com as ações de solidariedade da ASSUFBA. O Sindicato doou 200 aventais descartáveis impermeáveis para os profissionais de saúde em um momento de grande demanda desse equipamento que tardaria a ser suprido pelos tramites de praxe e pela burocracia de compra da empresa.

A solidariedade de classe é fundamental para superar os desafios impostos pela crise sanitária e para além dela. A crise econômica que assola o planeta já há algum tempo e, no caso brasileiro, a crise política que tem aprofundado os efeitos nefastos da pandemia, precisam de uma resposta construída por nossa inteligência coletiva e implementada a muitas mãos.

A ASSUFBA Sindicato coloca-se sempre em movimento à disposição das lutas do povo por uma universidade pública, gratuita, autônoma, inclusiva e socialmente referenciada, pela democracia e pela soberania do país.

ASSUFBA COM VIDA nas redes sociais e no dia a dia ao lado de cada trabalhadora e cada trabalhador. Sindicato é pra Lutar!