ASSUFBA comemora o Dia Nacional de Luta dos(as) Aposentados(as) com auditório lotado. Encontro contou também com contemplados(as) dos lotes do Processo 3.17%

Cumprindo mais uma atividade da agenda nacional de luta, a ASSUFBA Sindicato reuniu os(as) Aposentados(as) nesta quarta-feira (24/01) para comemorar o Dia Nacional dos(as) Aposentados(as), que reforçou as mobilizações da Campanha Salarial 2024.

Renato Jorge, Coordenador Geral, trouxe a conjuntura política frente às ações da Campanha Salarial 2024 que teve seu desfecho dado pelo governo no final de dezembro. Renato explicou que de forma ardilosa, o Governo Lula deixou para o final do ano o anúncio de que não concederá reajuste salarial em 2024 para servidores públicos federais do Executivo e propôs reajuste apenas de benefícios, a partir de maio deste ano.

Esses auxílios não contemplam a categoria dos(as) aposentados(as), salvo o Saúde Complementar, que teve um aumento irrisório de R$ 215. Por isso, Renato informou que a ASSUFBA continua em Campanha Salarial, para negociar com o governo a possibilidade de Recomposição Salarial ainda neste ano.

O Sindicato não abrirá mão da paridade entre ativos(as) e aposentados(as), que só será possível com a recomposição no salário, já que os auxílios não os(as) contemplam.

Outro ponto importante da Campanha é a Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE, que possibilitará os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação saiam do cenário de ter o PIOR salário do serviço público federal. A agenda de luta das entidades filiadas à FASUBRA, de janeiro e fevereiro, também foi apresentada aos presentes.

Participações especiais

A mesa foi composta pelos coordenadores(as) Gerais, Renato Jorge e Nadja Rabello, a coordenação de Aposentados(as), Edgar de Jesus e Elza Nery e a coordenação do GT de Aposentados(as), Dolores de Brito. Na oportunidade, a diretora do SMURB, Luciana Boa Morte, falou sobre a integração dos(as) aposentados(as) com o Serviço Médico e apresentou o novo projeto de política de saúde e qualidade de vida para servidores(as) em atividade e aposentados(as), com Comissão formada pela ASSUFBA, PRODEP, e APUB e o SMURB.

Processos jurídicos coletivos

Os(as) Aposentados(as) celebraram o dia com uma grande vitória. 162 nomes, totalizando 21 lotes foram anunciados na reunião, sendo a maioria de aposentados(as). Os(as) contemplados(as) presentes receberam individualmente um envelope com as instruções e os seus valores, além das tratativas até os respectivos valores chegarem nas mãos dos beneficiários.

Além dessa notícia vitoriosa, a Coordenação anunciou mais uma nova etapa de execução do Processo dos 28,86% com mais de 400 nomes em RPVs (Requisições de Pequeno Valor) e Precatórios (valores acima de 60 salários mínimos). Em fevereiro, ASSUFBA vai convocar as reuniões com os novos nomes.

Confraternização

E claro que a festa não poderia faltar. Ao final da reunião, o espaço cultural foi palco da concentração, com um delicioso almoço e música ao vivo. Os(as) aposentados(as) celebraram o seu dia com sorrisos, abraços e muita dança. Durante anos e anos, foram eles e elas que dedicaram suas vidas e contribuíram com a criação, manutenção e continuidade dos serviços prestados pelas Universidades Federais da Bahia.

A ASSUFBA Sindicato continua firme na luta pelos direitos dos(as) aposentados(as), reconhecendo o valor inestimável de suas jornadas. Juntos(as), seguimos garantindo um futuro digno para todos(as).