ASSUFBA e PRODEP debatem Turnos Contínuos na UFBA, bandeira histórica da categoria

Bandeira histórica de luta da ASSUFBA e dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação, os Turnos Contínuos foram objeto de discussão durante reunião, nesta terça-feira (19/07), entre a Coordenação do Sindicato e a PRODEP.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, afirmou que esta é uma conquista dos(as) servidores(as) e uma reivindicação extremamente importante e séria. “Quando se trata de Turnos Contínuos, estamos falando de ampliação do funcionamento da instituição, contratação de novos trabalhadores via concurso público e melhores condições para a nossa categoria se qualificar e se capacitar”.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA, Professora Denise Vieira, informou que a instituição tem o mesmo interesse que a ASSUFBA: de que a CAJ Central funcione plenamente e de uma forma célere para fazer a liberação dos pareceres. “Faremos tudo o que for possível para implantar os Turnos Contínuos”, afirmou.

A fim de melhorar os trabalhos, a CAJ Central agora vai contar com a participação da professora Jacqueline Samagaia como assessora técnica especial. Ela informou que a previsão é que na próxima reunião a Comissão de Ajuste de Jornada já ocupe a sala destinada para este fim lá na PRODEP.

O presidente da CAJ Central, Paulo Marques, explicou que, em média, 52 setores devem flexibilizar a jornada dos(as) trabalhadores(as) que compõem a CIAJs Locais. Neste sentido, os coordenadores do Sindicato, Giancarlo Damiani e Radinei dos Santos, sinalizaram que os(as) servidores(as) das unidades hospitalares encontram algumas dificuldades que precisam ser superadas.

O Coordenador da ASSUFBA, Giancarlo Damiani, manifestou a preocupação com relação ao andamento dos processos e ponderou que é preciso haver revisão da carga horária dos(as) servidores(as) dos Hospitais Universitários que pertencem às CIAJs Locais. Opinião compartilhada pela Coordenadora Radinei dos Santos, que também solicitou uma reunião da CAJ Central com as CIAJs das dos HU.

Caíque dos Santos, representante da Secretaria Executiva da PRODEP na Comissão, disse haver alguns entraves no andamento das análises de processos e informou que é preciso atentar para, normas, resoluções e leis a fim de afastar a universidade de qualquer insegurança jurídica.

Membro Titular da CAJ Central, Antonio Bomfim Moreira, afirmou que a reunião é histórica e que a questão dos Turnos Contínuos é uma conquista muito importante para os(as) TAE. O Coordenador de Comunicação do Sindicato lembrou que “temos o arcabouço legal como o instrumento que norteia os trabalhos da representação dos(as) técnicos(as) na comissão e dele nós não nos afastamos em nenhum momento”.

Renato Jorge propôs que a UFBA apresente, numa próxima reunião, os documentos legais utilizados pela Instituição para nortear os trabalhos. Por fim, Antonio Bomfim solicitou que a instituição envie à ASSUFBA um Memorial com todos os documentos e processos aprovados cronologicamente desde o início do funcionamento da CAJ Central.

Pela PRODEP, participaram da reunião a Pró-Reitora Professora Denise Vieira, a assessora especial Professora Jacqueline Samagaia, os Técnico-Administrativos Paulo Marques, presidente, e Caíque dos Santos, e a técnica Patrícia Cunha, membros da CAJ Central. Pela ASSUFBA, estiverem presentes os coordenadores Renato Jorge, Antonio Bomfim, Giancarlo Damiani, Radinei dos Santos, Adelmária Ione, Mário Sérgio Nascimento, Túlio Albiani, José Carlos Andrade e Romilson Aragão.