Assufba e técnicos da MCO discutem demandas da unidade

Durante a manhã da terça-feira (17/3), servidores técnico-administrativos da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) e coordenadores da Assufba Sindicato estiveram reunidos na unidade hospitalar, para tratar de assuntos referentes à condição de trabalho, Ebserh, entre outros pontos.

De acordo com Renato Jorge, coordenador Geral da Assufba, o encontro foi o início de uma série, pois a intenção é estar cada vez mais perto e presente na Maternidade. Ele falou sobre o corte no orçamento da UFBA, que tem gerado uma situação delicada dentro da universidade e afeta diretamente todos os servidores e estudantes.

“A partir de agora, estaremos mais presentes aqui e com reuniões mais regulares. Em abril, vamos organizar a realização de um seminário com todos os trabalhadores de saúde para tratar da situação dos mesmos com a chegada da Ebserh”, declarou.

Na ocasião, Renato rememorou o decreto assinado pela ex-reitora Dora Leal, no final do ano passado, onde cedia os trabalhadores das unidades hospitalares à Ebserh. Sobre isso, ele afirmou ser necessário tratar do assunto com o reitor João Carlos Salles para garantir os direitos dos trabalhadores.

A importância da Seção Assufba na maternidade foi citada na reunião, local onde os trabalhadores poderão se informar e buscar ajuda para os problemas detectados na unidade. Ficou acertado, ainda, será realizado atendimento jurídico na MCO.

Sobre a jornada de trabalho, os servidores da parte da assistência afirmaram que existe uma diferenciação de carga horária entre eles e os contratados da Ebserh, que não trabalham nos domingos e feriados. Os técnicos da maternidade estão preocupados de como ficará a situação deles a partir de agora.

Outra questão importante é a Capacitação e Qualificação. Segundo a Ebserh, os servidores UFBA poderão participar de cursos realizados pela empresa, mas a universidade deverá dar contrapartida. Renato lembrou que os cursos da UFBA quase não atendem os servidores dos hospitais universitários.

Renato afirmou que uma reunião com a Diretoria da MCO será agendada para tratar de todas as reivindicações apresentadas na reunião. Antes, os trabalhadores irão criar documento com todas as demandas.

Após isso, será agenda reunião com o reitor João Carlos Salles, quando serão expostos os problemas que acometem os trabalhadores da área de saúde. Renato disse ainda que, é importante realizar parceria com o Complexo Hupes no sentido de construir uma agenda de capacitação para os servidores.

O encontro contou com a presença dos coordenadores Luciana Boa Morte, Almira Rosário, Paulo Vaz, Valmiro dos Santos, Antônio Valter, Devanice Ribeiro e Edgar de Jesus.

 

Foto: Foco Filmes