ASSUFBA exige vacinação já para toda a população

O Brasil já ultrapassou a marca de 422 mil mortes pela Covid-19. É o país com mais óbitos pela doença por milhão de habitantes entre os países mais populosos. Neste momento de agravamento da pandemia, é fundamental concentrar a luta pela vacinação com equidade. A ASSUFBA tem insistido na defesa da imunização para toda a população.

O Brasil tem cerca de 35,4 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, o que representa 16,68% da população. A segunda dose já foi aplicada em quase 17,8 milhões, 8,38% dos brasileiros. Ainda muito distante dos 70% necessários para controlar a pandemia.

A vacinação é um direito de todos e dever do Estado. É de extrema importância acelerar o PNI (Plano Nacional de Imunização) e reivindicar agilidade para a aquisição, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), das doses necessárias para imunizar, pelo menos, 70% da população brasileira até a metade de 2021, como estratégia para frear a propagação do vírus.

Ao contrário de outras grandes nações, o Brasil caminha a passos lentos quando se trata da imunização da população. Lamentavelmente, o governo federal recusou 11 ofertas formais de fornecimento de vacinas contra a Covid, conforme revela a CPI da Pandemia. A necropolítica de Bolsonaro é um crime contra a humanidade. Milhares de pessoas morrem todos os dias de uma doença para a qual já existe vacina. É genocídio.

#SindicatoEPraLutar
#NãoaPEC32
#ForaBolsonaroeMourao
#VacinaParaTodaseTodos